Robert Mugabe oferece um milhão de dólares à União Africana

0
12
O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, ofereceu um milhão de dólares à União Africana (UA), como parte de uma iniciativa para reduzir a dependência desta organização
Zimbabwe's President Robert Mugabe addresses the ZANU-PF party's top decision making body, the Politburo, in the capital Harare, February 10, 2016. Mugabe, the only leader that Zimbabwe has ever known, turns 92 this month amid escalating tensions within his ruling ZANU-PF party over who will eventually succeed him. REUTERS/Philimon Bulawayo TPX IMAGES OF THE DAY - RTX26CYU

O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, ofereceu um milhão de dólares à União Africana (UA), como parte de uma iniciativa para reduzir a dependência desta organização continental dos seus parceiros de cooperação.

Mugabe, de 93 anos, entregou formalmente o cheque do valor ao Comissário da União Africana, Moussa Faki Mahamat, à margem da 29ª Cimeira dos Chefes de Estado, um evento de dois dias que início na segunda-feira, na capital etíope, Adis-Abeba.

O Presidente Mugabe disse que a dependência da UA de ajuda externa permite que as grandes potências internacionais interfiram no funcionamento da organização. Referiu que instituições como a UA não podem confiar no financiamento dos doadores, pelo facto de ser um modelo que não é sustentável.

O jornal estatal zimbabweano The Herald, editado na capital Harare, reporta que o montante resultou da venda de gado doado por agricultores do Zimbabwe, após um apelo de Mugabe para ajudar a UA a financiar suas operações.

O estadista zimbabweano afirmou ter vendido, em Março deste ano, 300 cabeças de gado bovino de seu rebanho pessoal, com vista a cumprir uma promessa feita a UA, há dois anos.

“Como um fazendeiro e africano, doar gado que é um sinal de riqueza, é algo natural”, destacou Mugabe, sublinhando que África precisa financiar os seus próprios programas.

[FM]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here