Um grupo composto por mais de 100 ex-guerrilheiros da RENAMO, baseados em Chicuacha, no distrito de Nhamatanda, na província de Sofala chamou a imprensa na última segunda-feira (22.04) para manifestar o seu apoio incondicional ao deputado e membro da Perdiz, Venâncio Mondlane, e na ocasião exigiram o afastamento imediato do actual Presidente do Partido, Ossufo Momade.
De acordo com os representantes do grupo, caso Ossufo Momade insista em prevalecer no poder uma Nova Junta Militar da RENAMO será reactivada para repor a ordem no Partido. Os ex-guerrilheiros acusam Momade de ser o principal rosto da decadência do Partido e que a única pessoa que pode devolver a chama da RENAMO é Venâncio Mondlane.
Em entrevista concedida à FTV, os ex-guerrilheiros dizem que Ossufo Momade vendeu o Partido e foi enganado pela Frelimo para destruir a RENAMO. “Nós estamos com Venâncio Mondlane. Abraçamos Venâncio Mondlane e nenhum combatente está satisfeito com Ossufo que foi enganado por Filipe Nyusi (…)”, disse um dos ex-guerrilheiros.
Reagindo através da sua página oficial do Facebook, Mondlane escreveu ontem (22.04) o seguinte: “nossa candidatura está firme. Não vamos recuar!!! O Congresso é quem toma a última palavra. Pisem forte no acelerador verdadeiros resistentes!”
De referir que a RENAMO reunida há dias em Conselho Nacional (CN) em Maputo, aprovou um conjunto de requisitos tidos como anti-democráticos que automaticamente colocam Venâncio Mondlane e outros quadros proeminentes fora da corrida. Mas, nesta segunda-feira (22.04) , eis que um grupo de ex-combatentes do partido exigem que Venâncio Mondlane seja levado ao Congresso que será realizado dentro de três semanas na Zambézia. (O.O.)