O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, ofereceu um milhão de dólares à União Africana (UA), como parte de uma iniciativa para reduzir a dependência desta organização

Robert Mugabe oferece um milhão de dólares à União Africana

O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, ofereceu um milhão de dólares à União Africana (UA), como parte de uma iniciativa para reduzir a dependência desta organização continental dos seus parceiros de cooperação.

Mugabe, de 93 anos, entregou formalmente o cheque do valor ao Comissário da União Africana, Moussa Faki Mahamat, à margem da 29ª Cimeira dos Chefes de Estado, um evento de dois dias que início na segunda-feira, na capital etíope, Adis-Abeba.

O Presidente Mugabe disse que a dependência da UA de ajuda externa permite que as grandes potências internacionais interfiram no funcionamento da organização. Referiu que instituições como a UA não podem confiar no financiamento dos doadores, pelo facto de ser um modelo que não é sustentável.

O jornal estatal zimbabweano The Herald, editado na capital Harare, reporta que o montante resultou da venda de gado doado por agricultores do Zimbabwe, após um apelo de Mugabe para ajudar a UA a financiar suas operações.

O estadista zimbabweano afirmou ter vendido, em Março deste ano, 300 cabeças de gado bovino de seu rebanho pessoal, com vista a cumprir uma promessa feita a UA, há dois anos.

“Como um fazendeiro e africano, doar gado que é um sinal de riqueza, é algo natural”, destacou Mugabe, sublinhando que África precisa financiar os seus próprios programas.

[FM]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *