A Renamo desmentiu hoje informações avançadas pelo governo sobre a retirada das Forças de Defesa e Segurança (FDS) em oito posições no distrito de Gorongosa

Renamo desmente retirada das FDS de Gorongosa

A Renamo desmentiu hoje informações avançadas pelo governo sobre a retirada das Forças de Defesa e Segurança (FDS) em oito posições no distrito de Gorongosa, após o anúncio feito pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, a 25 de Junho transacto.

Na conferência de imprensa havida ontem, na sede nacional da Renamo, em Maputo, o respectivo porta-voz, António Muchanga, disse ter havido apenas movimentação de efectivos de algumas posições que não deve ser vista como retirada.

Movimentou-se as posições de Maphangaphanga, Nhacunga, Nhaugenge e Nhamadjiua. Estas posições foram movimentadas e seus efectivos se juntaram às posições de Zogorwe, perto do rio Nhadue, Tazaronda, Nhaulanga e Mucoza, antes do dia 25 de Junho”, disse Muchanga.

A retirada das FDS em 26 posições, segundo Muchanga, é fruto do entendimento alcançado nos contactos regulares que têm havido entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

Muchanga alega que nas celebrações do dia 25 de Junho, dia da independência nacional, o Presidente Nyusi mencionou as mesmas posições que, na verdade, já se haviam movimentado.

No dia seguinte, segundo a fonte, foram igualmente movimentadas as posições de Lourenço que foi para Canda, sede do Posto Administrativo do mesmo nome, e também movimentada a posição de Nhalilosa para Nhaulanga.

O que se exige é que se cumpra o entendimento. Se há dificuldades que se diga para que os dois dirigentes encontrem melhor saída. A verdade é que ninguém saiu de Gorongosa e isso coloca em causa a palavra do Comandante em Chefe das FDS (Presidente Filipe Nyusi) ao seu irmão presidente Afonso Dhlakama (da Renamo), ao povo moçambicano e ao mundo”, disse Muchanga.

A expectativa da maior força política da oposição, segundo o porta-voz, é ver os homens da Renamo integrados nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), na Polícia (PRM) e no Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE).

Na ocasião, Muchanga também reagiu a recente informação avançada pelo Ministro da Defesa Nacional, Salvador M’tumuke, afirmando que as FDS se tinham retirado das oito posições, conforme decisão e anuncio feito pelo Chefe de Estado durante as celebrações do dia da independência nacional.

As afirmações feitas pelo ministro, segundo Muchanga, estão para além do que foi tratado entre os dois dirigentes.

A fonte acrescentou que se o ministro quiser levar jornalistas para confirmar a movimentação, conforme prometera recentemente, pode o fazer, mas o que se pretende é a retirada das FDS das posições para os quarteis.

Questionado sobre o que a Renamo fará em face do atraso na retirada das FDS, Muchanga disse que se continuará a interagir com o Presidente (Nyusi) que está investido de poderes constitucionais para tomar decisões acerca dos entendimentos alcançados entre os dois dirigentes.

No dia 04 de Maio, Dhlakama declarou trégua por tempo indeterminado na expectativa de ver consumada a garantia da retirada, até ao fim de Junho último, das FDS em todas as 26 posições em Gorongosa.

Folha de Maputo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *