Leia o discurso do ex-Ministro Educação Jorge Ferrão no momento de entrega de Pastas

*Momento de Entrega de Pastas, intervenção do ex-Ministro Educação Jorge Ferrão:*
Estimados colegas. Iniciamos, juntos, uma longa caminhada visando reverter alguns dos indicadores que nos desconfortavam e nos deixavam perplexos! Por essa razão as hesitações as desconfianças e com silêncios ensurdecedores, algumas vezes, todavia, sempre seguros que o essencial precisava de mudar, na maior parte dos casos! Foi o início de uma jornada crucial! As crianças, os pais e encarregados de educação foram e serão, sempre, a grande prioridade! Para elas foram dedicadas as energias, conhecimentos e experiências! Aos meus queridos professores, de todas as idades e formações,  as carreiras profissionais, um dia, serão realidade! Vocês são a pedra basilar de tudo quanto ainda precisa de ser feito! Uma justa e reconhecida homenagem. Foi com paixão , amor e fé e, sobretudo, com o vosso precioso apoio que algumas das metas foram atingidas. A estrada ainda é longa. Eu fico nesta paragem mas continuarei,de alguma forma, a dar a minha contribuição para o desenvolvimento da educação em Moçambique. Não sei fazer mais nada! Estarei do vosso lado sempre que  necessário! Agradeço pelos múltiplos apoios, dedicação e compromisso meus colegas funcionários, chefes de repartição e departamentos, directores de unidades orgânicas e directores provinciais e todos os adjuntos. Me perdoem as falhas e incompreensões. So erra quem tenta ajuda! Relevem ou penitenciem qualquer atitude ou expressão mais ríspido! Vocês são um team formidável. Imenso prazer e honra vos ter conhecido e partilhado os bons e menos bons momentos. Vocês serão sempre a equipa que faz diferente e faz com vontade e determinação. Vocês têm de tudo para trazer a educação do século XXI. Tragam de volta a educação para o lugar de onde ela nunca deveria ter saído! Bem hajam”.

34 comentários

  1. Infelizmente por teres tentado mudar o triste cenário da nossa pobre educação de má qualidade foste exonerado, neste país quem trabalha a sério acontece sempre isso.

  2. Muito obrigado pela parte que me toca eu como professor, mas é sempre assim caminho é para frente, fizeste grande parte e bons contributos, você é pai apesar das decisões imediatas.

  3. a sua mudanca apanhounos de surpesa tenho acompado a sua trajectoria eu tambem fui aluno e havia regras que nau pisava e nem tentava seus colegas falam bem de si espero ver a tua subida nouro lado que vais e espero que deixaste directizes para seguirem o que de bom fizeram e tinham obfectivos [ara melhorar bons alunos formado sera o baluartre deste nosso pais abraco suycesso na sua arreira

  4. apenas parabenizar, sua excelência senhor jorge ferão pelo gas k deu, ficou pouco tempo mas fez mudar muita coisa na educação. parabens

    1. parabenizar sua excelência senhor jorge ferão, ficou pouco tempo na educação, mas deu muito gaz, figura de fibra, determinado acima de tudo intelegente

  5. Grande discurso isso mostra que ele esta a trabalhar pra o bem e o desenvolvimento da nossa educação mas seja bem vindo a up.

  6. Muito obrigado Excelência pelas notáveis realizações, citando algumas, “Tirar a criança do chão”, transformação de muitas EP1s em EPCs, redução do rácio aluno-professor, …e outras.

  7. Palavras consoladoras Camarada Reitor da UP-Recente a função incumbida é pelo merito e competência!

  8. Eu posso ir estudar lá . Assim se torna um investigador e conhecedor pela prática dos conteúdos basta ter os programas e planos semestrais.

  9. “Tragam de volta a educação para o lugar de onde nunca deveria ter saido”. Isto explica o caos por que a educação esta a passar mas que há quem não quer reconhecer. Foi bom ter ficado naquela paragem sem estar ferido.

  10. Agradeço por fazer parte das nossas vidas agora ilustre nos estudantes universitários iremos contribuir também para o seu sucesso.

  11. De Boa vontade perdoamos o colega ferrão sem sombra de dúvida o comboio vai caminhando os seus ensinamentos copiamos viva a educação n século xxI

  12. Meus sentimentos o governo é assim, quando ter carreira hoje tenha medo ou anda a saber que o governo de Nhysi nao tem estabilidades

  13. A educação em Moçambique precisa de Homens como J.F lamento ter sido indicado para outro cargo antes de terminar o seu projecto. Não obstante a sua disponibilidade em ajudar, receio que haja descontinuidade, pois a visão que “cada quem” tem sobre o ensino e’ naturalmente diferente. Com todo respeito, tinha convicção de que a qualidade de ensino ia melhorar…
    Espero que a Senhora ministra ora impossada, de’ continuidade ao seu projecto.
    Abraços

  14. Bela mensagem escrita com sabedoria de um LIDER QUE BUSCA O MESMO SABER atraves da fe que vem de Deus nosso criador de todas as coisas…………….Parabens e muito obrigado V.Excia reitor da Minha institucao……

  15. Ufff que palavras sábias,honestidade acima de tudo,nós sabemos que na verdade é preciso que haja mudanças,de modo a sair do estágio onde estamos, mas acima de tudo para tal deve-se consultar a base, näo apenas os que estão nos gabinetes,desçam para o terreno,falem com os verdadeiros fazedores da educação, aí saberão o que esta acontecer.
    Moçambique não é Maputo,Xai-Xai, Inhambane,Sofala, Cidade de Tete,Chimoio,Quelimane Cidade de Nampula e Pemba, vão ao campo,inquiram os intervinientes .
    Querias Mudanças mas foste sabotado,não tiveste bons acessores e conselheiros.

  16. Jorge Ferrão fez e sempre fará diferença na vidas dos moçambicanos… bem haja a educação. ..

  17. Lamento por nao ter o deixado completar um quinquenio ou o mandato, é grande homem nós reconhecemos

  18. Bem haja, Senhor Ministro ! A Educação sempre precisará de si esteja onde estiver ! Na UP, vai formar professores e técnicos de qualidade que o Sistema Nacional de Educação necessita para se fortalecer.

  19. Penso que o discurso do actual Reitor da Universidade Pedagogica contextualiza o momento e, reflecte as dificuldades e avancos do nosso tempo. Gostei de ouvir e aguardo muito trabalho na Universidade que vai dirigir.

    Sobre a Universidade Norte Americana sem Professor. Aguardo ver experiencias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *