Na última sexta – feira 13 de Outubro, Manuel de Araújo exonerou o vereador de planificação e desenvolvimento autárquico no Conselho Municipal de Quelimane.

Manuel de Araújo exonera vereador Abrão Macete por ser incompetente

Quelimane (Txopela) — A imprevisibilidade do edil de Quelimane, Manuel de Araújo continua a ser uma das suas armas mais predilectas na sua gestão no Conselho Municipal. Na última sexta – feira 13 de Outubro, aquele dirigente anunciou a exoneração do vereador de planificação e desenvolvimento autárquico no Conselho Municipal da Cidade de Quelimane.

Pesam sobre o exonerado, problemas como morosidade na tramitação dos processos e falta de harmonia institucional entre o sector que dirigia e os restantes departamentos que constituem a máquina governativa municipal.

Manuel de Araújo anunciou a sua decisão durante uma sessão de audição pública do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, um evento de interacção construtiva entre os munícipes e os órgãos municipais, onde são apresentadas as questões atinentes ao funcionamento do município e o relatório das actividades realizadas por aquele órgão.

O evento foi organizado pelo Programa de Monitoria de Responsabilização Social nos Municípios (MUNISAM), integrado no Programa de Desenvolvimento Municipal, financiado pelas embaixadas da Suécia, Suíça, Dinamarca e Irlanda.

Durante a apresentação do relatório da matriz de recomendações e constatações 2015 e 2016 respectivamente, a organização da sociedade civil, Samcom constatou que havia orientado ao Conselho Municipal da Cidade de Quelimane para reduzir o número de movimentações dos seus quadros dentro da máquina governativa, sustentando a sua visão com o facto de muitos vereadores serem movimentados em espaços de tempo bastante curtos, o que para eles não abona o funcionamento pleno da instituição visto que os munícipes ficam confusos por hoje chegar num departamento e ser atendido por uma pessoa e no dia seguinte ter que se lidar com uma pessoa diferente.

Em jeito de resposta, Araújo pediu desculpas a Samcom e disse que não compactua com funcionários incompetentes prometendo continuar a exonerar todos os funcionários que não se mostrarem à altura de responder as expectativas dos munícipes quanto ao sector que representa no órgão.

Manuel de Araújo foi mais longe ao afirmar que sabe de alguns funcionários da vereação de educação que chegam a ficar um mês sem se apresentar no posto de trabalho mas recebem os seus ordenados, ordenados proveniente dos esforços do povo que contribuiu para o cofre do Estado com os impostos e outras taxas.

Manuel de Araújo disse estar decepcionado com o nível de incompetência que o ex-vereador apresentava no exercício das suas funções dado que o exonerado mostrava certo grau de competências quando desempenhava as funções de Chefe da Bancada do Movimento Democrático de Moçambique na Assembleia Municipal: “Exonerei o vereador Macete ainda esta semana porque me mostrou um nível de incompetência muito grave. Ele parecia ser bastante competente quando ocupava a posição de Chefe da bancada do MDM na Assembleia Municipal, mas quando passou a ser vereador acomodou-se e relaxou distintamente. A nossa missão aqui é de servir ao munícipe de Quelimane, então se alguém se sente muito chefe ao ponto de não produzir os resultados necessários, nos não podemos pautar pelo silêncio porque o prejuízo será sentido no seio dos munícipes que são os nossos patrões” – ajuizou

Para ocupar o espaço deixado por Abrão Macete, Manuel de Araújo resgatou Renato da Silva que já desempenhou as mesmas funções nos anos transactos.

Jornal Txopela

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *