A data de regresso a Luanda de José Eduardo dos Santos é incerta, mesmo entre elementos próximos do seu círculo e da cúpula do partido.

José Eduardo dos Santos sem data de regresso a Angola

A data de regresso a Luanda de José Eduardo dos Santos é incerta, mesmo entre elementos próximos do seu círculo e da cúpula do partido. Persistem informações de intensidade segundo as quais o seu estado inspira cuidados.

Fontes do partido informam que o regresso de Barcelona, onde está a ser sujeito a tratamento médicos, deverá ter lugar até ao próximo fim-de-semana. De acordo com outras fontes, mais próximas da cúpula partidária, apenas no final do mês JES deverá estar em condições de efectuar a viagem de regresso.

De acordo com a mesma fonte, a partida para Barcelona terá sido precipitada por um acidente vascular cerebral em Luanda, não sendo conhecidos pormenores da gravidade do mesmo. JES terá recebido tratamento inicial na clínica Multiperfil, considerada das melhores de Luanda, e aí decidido que fosse evacuado.

A visita à clínica Multiperfil é confirmada por fonte local, bem como que JES denotava sinais de combalimento ao abandonar as instalações. A Multiperfil é uma clínica fundada por médicos cubanos, considerada das mais bem apetrechadas do país, a par da Girassol.

A ausência de JES, c. 3 semanas, e os rumores sobre o seu estado têm motivado apreensão em círculos do MPLA sobre o potencial impacto da ausência de JES do país no processo de sucessão (AM Special Report 22) e na campanha eleitoral.

Nalguns sectores do partido, existe a convicção de que elementos próximos de JES estão activamente a promover o clima de incerteza e rumores, com objectivo de testar lealdades partidárias e identificar a existência de canais de informação entre círculos próximos do regime e meios de comunicação social considerados adversos ao regime.

Na última semana, elementos próximos da presidência negaram a existência de qualquer problema de saúde grave. Foi divulgada uma foto de JES e da primeira-dama, Ana Paula dos Santos, em passeio num comboio supostamente em Barcelona. A mesma foto foi mais tarde identificada como antiga, tendo sido tirada na China.

Isabel dos Santos negou, através das redes sociais, rumores da morte do pai, entre ataques a media que noticiaram o agravamento do seu estado de saúde. Outros membros da família presidencial têm ignorado o assunto. Welwistchea “Tchizé” dos Santos está a organizar uma festa em Luanda para os próximos dias.

AM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *