A VILA-sede distrital de Machanga está nas últimas horas a ser invadida pelo transbordo das águas da bacia do rio Save devido à subida do caudal do mesmo curso de água no último fim-de-semana.

Rio Save transborda e deixa Machanga alagada

A VILA-sede distrital de Machanga está nas últimas horas a ser invadida pelo transbordo das águas da bacia do rio Save devido à subida do caudal do mesmo curso de água no último fim-de-semana. As intensas chuvas que se registam a montante fizeram com que a escala hidrográfica montada naquele rio, concretamente nas áreas adjacentes à vila daquele distrito, atingisse e ultrapassasse o nível de alerta que é de cinco metros.

Os Serviços Distritais da Agricultura e Actividades Económicas disseram que em alguns pontos da vila-sede as águas estavam a galgar, tendo, por isso, o Governo distrital, com o apoio do INGC, tomado medidas de precaução para que as inundações não provocassem estragos nas famílias.

Importa referir que todas as culturas feitas nas zonas ribeirinhas estão perdidas, antevendo-se uma crise alimentar nos próximos tempos.

Entretanto, o drama das enxurradas continua a ser registado por onde passam os principais rios. Algumas localidades dos distritos de Machanga, Búzi, Nhamatanda, Caia, Chemba e Marromeu,  continuam em alerta devido à subida dos níveis dos rios.

Já estão a ser feitas actividades  para minimizar a crise causada pelas enxurradas.

Confira o vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *