Homem é acusado de roubar celular só por ser negro – veja o vídeo

Um vídeo divulgado nesta terça-feira no Facebook mostra a realidade de muitas pessoas negras no Brasil. Embora muita gente se gabe de viver num país “sem preconceitos“, qualquer um vê que isso está longe de ser verdade. O caso desta mulher que acusou um homem negro de roubar seu celular no trem é prova disso.

O vídeo foi compartilhado pela página Carioquice Negra e mostra uma mulher discutindo com um homem negro, que provavelmente não é brasileiro. Apesar de o áudio estar um pouco falho, é possível perceber que ela o acusa de ter roubado seu celular, enquanto ele diz que comprou o dele em uma loja. A cena foi registrada por outro passageiro do trem.

Durante a conversa, a mulher sugere que o homem comprove que não pegou nada e chega a dizer que vai chamar a polícia. É aí que ela começa a mexer na própria bolsa novamente e adivinha o que ela encontra lá dentro? É isso mesmo, seu celular, que nunca havia saído dali!

Quando isso acontece os passageiros, que até então estavam calados diante da cena, passam a se manifestar e sugerem que o homem acusado injustamente deveria processá-la por racismo. “A senhora é racista. Por que, entre todas as pessoas, você acusou logo ele, que é negro?“, diz um dos passageiros, ao que ela responde: “Eu não sou racista. Meu marido é negro“.

A cena é vergonhosa, mas acaba escancarando uma questão que já é comum na vida de muitos negros no Brasil e mostra o quanto ainda podemos melhorar enquanto sociedade em relação ao racismo.

(hypeness)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *