Segundo os resultados oficiais e com 80% dos votos contados a Frelimo conquistou 48 das 53 autarquias, nas eleições de 10 de Outubro, mas a Renamo, principal partido de oposição, interpôs recurso alegando fraude eleitoral.
Os órgãos eleitorais moçambicanos continuam com o trabalho de apuramento intermédio das quintas eleições autárquicas em Moçambique.
As dúvidas que pairavam sobre alguns conselhos autárquicos já foram desfeitas. É o caso da Matola, onde a Frelimo foi anunciada como vencedora com 48,05 % dos votos.
Apesar da Frelimo estar em vantagem de acordo com dados oficiais em cerca de 80% das 53 autarquias, não conseguiu recuperar importantes municípios como o de Nampula, Beira e Quelimane. A Renamo através do seu mandatário, André Magibire, contesta vários dos resultados apresentados, com acusações de fraude e ilícitos eleitorais em diversas autarquias e, por isso a perdiz vai submeter reclamação.
Os órgãos de gestão eleitoral prometem ainda para esta segunda-feira, a divulgação dos resultados definitivos do apuramento intermédio em todas as 53 autarquias.
RFI