É mais uma voz importante da RENAMO que se levanta em Sofala para esclarecer os contornos actuais da crise interna que se instalou no Partido. Trata-se de Faque Ferraria, antigo brigadeiro da RENAMO que em conferência de imprensa antecedida de um encontro na Delegação Política da Cidade da Beira, em Sofala disse que “nós esperamos que todos participem em pé de igualdade e saia um dirigente para os próximos eventos e etapas da democracia dentro do Partido e no geral em Moçambique.”
“Nunca foi vedada a participação de outras figuras. Nunca foram vedadas, nem o Presidente Ossufo nunca disse que eu não vou concorrer com os outros”, garantiu Faque Ferraria.
Segundo Ferraria, “o Conselho Nacional vai reunir e vai ditar regras e todos aqueles que acham que devem candidatar-se há vários cargos no Partido vão se candidatar é isso que é a democracia […].”
“Sofala apoia o Presidente Ossufo Momade que é Presidente do Partido RENAMO que responde pelos interesses internos do partido e externos do partido, então nós aqui não temos outro chefe que não seja Ossufo Momade até o Congresso”, explicou Faque Ferraria.
De salientar que este posicionamento surge dias depois do Delegado Provincial da RENAMO em Sofala, Horácio Calaveque disse que os membros do partido naquela província apenas apoiavam Ossufo Momade e não havia espaço para figuras como Elias Dhlakama, Manuel Bissopo e Venâncio Mondlane. Tendo dito na ocasião que os mesmos devem esperar até 2030, porque agora não havia outra opção que não fosse Ossufo Momade, “um homem preparado para o cargo e que colocou a Frelimo na parede”. (INTEGRITY)