Suposta rede criminosa de tráfico de órgãos humanos ensombra a vida da população do Posto Administrativo de Dombe

Nos últimos meses, a população do distrito de Sussundenga, na província de Manica vive preocupada com suspeitas de existência de uma rede de tráfico de pessoas e órgãos humanos que actua em diversas comunidades.

As suspeitas começaram com o desaparecimento forçado e posterior assassinato de algumas pessoas, conforme confidenciou uma fonte local. O facto está a preocupar as autoridades locais e a população.

Como evidência, na semana passada uma criança foi dada como desaparecida no Posto Administrativo de Dombe e o caso foi reportado às autoridades policiais. Entretanto, no dia 18 de março do presente ano, o corpo da criança foi encontrado sem vida e com parte dos órgãos humanos (língua, vistas, coração e órgãos genitais) removidos.

Dados colhidos pela “Integrity” junto da comunidade local, o acto macabro foi praticado por pessoas até aqui desconhecidas, mas suspeita-se que seja uma rede criminosa liderada alegadamente por um empresário residente na localidade de Munhinga que, num passado recente transportou quatro malfeitores ao Posto Administrativo de Muoha a fim de assaltar e matar um garimpeiro e comprador de ouro,  onde na ocasião um dos membros da quadrilha foi morto pela população e os três viriam a ser neutralizados pela polícia conforme noticiou à nossa reportagem há dias.

Refira-se que, há dois meses registou-se um caso de desaparecimento forçado em Chichira. Depois duas pessoas foram assassinadas e extraídas seus órgãos nas regiões de Mussapa e Dimbautore.

No entanto, até onde pudemos apurar junto das autoridades policiais e de investigação criminal, o esclarecimento destes casos continua uma miragem, facto que leva a população a acusar alguns membros da PRM de fornecer armas e fardamentos a praticantes dessas acções macabras. (INTEGRITY)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *