O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe defendeu, sexta- feira, que o povo deve se reafirmar e manter-se unido para vencer todas obstáculos que retardam...

Mugabe considerado carismático e inspirador para a juventude zimbabweana

Zimbabwe: Mugabe apela à união para acelerar desenvolvimento.

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe defendeu, sexta- feira, que o povo deve se reafirmar e manter-se unido para vencer todas obstáculos que retardam o desenvolvimento daquele país, noticiou a AIM.

Mugabe fez este pronunciamento na cidade de Mutare, capital da província zimbabweana de Manicaland, durante um comício popular no âmbito de uma visita de trabalho aquela região do país iniciada sexta-feira.

Dirigindo-se a população que acorreu em massa ao Sakuva Stadium, Mugabe começou por lembrar que o mundo está a ser assolado pela crise económica, um problema que também atinge o Zimbabwe, razão pela qual os zimbabweanos devem unir-se contra todos males que assolam as populações.

O estadista zimbabweano referiu que só unidos é que os zimbabweanos podem chegar a meta, que é de desenvolvimento, isto ‘“se estivemos empenhados mais no trabalho e gerar mais riqueza. Não temos outra saída senão trabalharmos para gerar renda familiar e para o país”, disse.

A aposta no trabalho, segundo Mugabe, é envolver todos em actividades produtivas, distanciando-se de intrigas e outras práticas nocivas ao desenvolvimento.

“O mundo está passar por uma situação muito difícil e nós não somos uma ilha. Estamos a ser atingidos pela crise como acontece com outros países. Isso leva-nos a perceber que temos que nos unir e trabalhar para desenvolvermos o país e saímos da dependência externa”, disse o estadista zimbabweano, para quem o trabalho é a principal arma para o crescimento de qualquer nação.

Referiu que o país é rico, pois possui muitos recursos naturais ainda por explorar, mas que também é preciso protegê-los. “Isso só podemos fazer se estivermos juntos por uma e única causa que é o nosso bem-estar”, afirmou.

A visita de Mugabe contou com a presença de uma delegação moçambicana chefiada pelo Governador da província de Manica, Alberto Mondlane.

A comitiva moçambicana viajou aquele país a convite do chefe de Estado zimbabweano no quadro de fortalecimento da amizade entre os dois países.

Num breve contacto com jornalistas que acompanharam a delegação moçambicana ao Zimbabwe, Mondlane disse que o convite que lhe foi endereçado por Mugabe reveste-se de grande importância, pois, vem fortificar as relações de amizade entre moçambicanos e zimbabweanos que estiveram juntos, lado a lado, na luta pela independência para os dois países e em outros processos de desenvolvimento.

“Aceitamos estar aqui porque somos povos irmãos. Desde muito comungamos as mesmas ideias e estivemos juntos em todos processos de crescimento dos dois países”, afirmou Alberto Mondlane, sublinhando que foi ao Zimbabwe para aprender dos zimbabweanos e também transmitir as experiências dos moçambicanos.

“Foi uma experiência para nós. Vimos como os Zimbabweanos são unido e fortes. São um povo que mesmo debaixo de muitas dificuldades sabem reerguer-se e caminhar de mãos dadas”, acrescentou.

Moçambique e Zimbabwe partilham um passado comum que data desde o período da luta pela independência dos dois povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *