Vodacom Moçambique investe mais de 25 milhões de USD na expansão da rede para zonas rurais

A Vodacom Moçambique está na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, com um compromisso firme de expandir a conectividade em todo o território nacional, incluindo as zonas rurais. Com um investimento superior a 25 milhões de USD, a Vodacom pretende alcançar cerca de 5 milhões de pessoas, melhorando significativamente as suas vidas através do uso das tecnologias disponíveis, incluindo o acesso aos serviços financeiros através da plataforma M-Pesa.

Celebramos vinte anos de presença em Moçambique, durante os quais a expansão e a melhoria da cobertura de rede têm sido uma prioridade constante. Este compromisso é evidente na extensão e melhoria contínua da nossa infraestrutura, mesmo enfrentando os desafios resultantes dos desastres naturais e logísticos do país.

Nos últimos dois anos, a Vodacom fez avanços notáveis na expansão da rede, com a instalação de cerca de 300 novas estações, estrategicamente distribuídas por todas as províncias, com maior destaque nas províncias de Nampula e Zambézia, onde 40% das novas estações foram estabelecidas.

Embora reconheçamos os desafios inerentes à expansão em áreas rurais, como a falta de infraestruturas básicas e o difícil acesso durante a época chuvosa, a Vodacom tem implementado soluções inovadoras para superar esses obstáculos. A nossa determinação em assegurar que as populações rurais não fiquem excluídas do acesso à tecnologia é inequívoca.

Um exemplo disso, é o teste de uma solução de cobertura massiva que estamos a levar a cabo, denominado aeróstato, em parceria com a World Mobile. O Aeróstato, também conhecido como sistema de balão, é uma solução tecnológica avançada que consiste na instalação de um balão em altitude, provido de equipamento de telecomunicações. Esta abordagem inovadora promete transformar a conectividade em áreas remotas, oferecendo uma cobertura extensa e contínua. A solução está sendo testada no povoado de Chitar, no Distrito de Massingir, marcando um passo pioneiro na superação das barreiras geográficas à comunicação.

Além disso, a aterragem em Moçambique do cabo de fibra óptica pelo consórcio 2Africa, e pela primeira vez também fora da Cidade de Maputo, é um marco significativo. Este projecto não só aumentará substancialmente a nossa capacidade de transmissão de dados, como também irá melhorar a resiliência das comunicações em Moçambique, permitindo-nos oferecer serviços mais robustos como 4G, 5G e banda larga. Com pontos de aterragem em Maputo e Nacala, este cabo será um vector de transformação digital para todo o país.

A Vodacom Moçambique não mede esforços para garantir que todas as comunidades, independentemente da sua localização, tenham acesso a serviços de telefonia móvel e à inclusão financeira por meio da plataforma M-Pesa. Estamos empenhados em continuar a liderar o caminho na transformação digital do país, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de Moçambique.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *