Conselho Nacional da RENAMO: Tensão, pancadaria e um dia inteiro de indirectas contra Venâncio Mondlane!

A reunião do Conselho Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) que decorreu no domingo (14.04) em Maputo, ficou marcada por manifestações de apoiantes e simpatizantes do deputado e membro do partido, Venâncio Mondlane. Os apoiantes protestavam contra a alegada tentativa de excluir Mondlane da eleição interna no principal partido da oposição no país.

Entretanto, no discurso de abertura do Conselho, o Presidente do partido Ossufo Momade afirmou que a RENAMO não se deixa levar por ações interpostas em tribunal.
“A realização dos Congressos obedece princípios programáticos dos estatutos e dos Órgãos do partido sendo por isso condenável a pretensão de sobrepor as ambições pessoais e desmedidas aos objetivos da coletividade. Nós, a RENAMO, desencorajamos estes comportamentos, porque internamente temos órgãos estatutários capazes de promover um diálogo são, fraterno, construtivo e de harmonia.”

Os combatentes da Renamo dizem que o comportamento de Venâncio Mondlane, de levar o partido ao tribunal, é escandaloso, vergonhoso e não faz parte da essência da formação política.

Afinal, Venâncio Mondlane não tem apoio dos antigos combatentes da Renamo para candidatar-se à presidência do partido. O braço armado distancia-se das acções de Mondlane, chamando-as de vergonhosas e escandalosas.

“Acompanhamos atentamente os acontecimentos dos últimos dias, em que um membro do partido levou o partido ao tribunal, um acto que nos escandaliza, envergonha e desmoraliza toda a nossa luta, uma acção que não faz parte da nossa essência pelo que consideramos que este acto de afronta ao sangue derramado por muitos dos nossos irmãos ao longo da luta dos 16 anos e da revolução que essas brincadeiras devem ter um ponto final”.

Aviso já dado. Os combatentes exigem respeito e dignidade à liderança do partido.

As ligas das mulheres e da juventude da Renamo foram também ouvidas no Conselho Nacional, tendo os dois grupos pedido mais envolvimento nos processos eleitorais.

O conselho Nacional da Renamo é o evento que prepara o congresso do partido, no qual será conhecido o candidato às presidenciais do dia 9 de Outubro.

Em entrevista no Jornal Principal apresentado pelo Julião Job, Venâncio Mondlane confirmou não ter sido notificado para participar do Conselho Nacional do Partido Renamo, a realizar-se amanhã, domingo.
Não tendo recebido o convite, Mondlane lamentou e afirmou não sentir-se ofendido nem ferido pela exclusão para este grande encontro do seu partido.
Virado o ângulo da conversa, VM7 como é conhecido pela maioria,  reiterou que a sua candidatura à presidência do partido, “não foi emocional”,  é exactamente para responder os desafios e expectativas da Renamo e, a sua convicção é de “Projectar e tornar a Renamo em uma das marcas do país e da África Austral”, disse.
E quanto às opiniões daqueles que  descredibilizam a sua candidatura, Venâncio Mondlane sublinhou que é importante e é natural que essas vozes apareçam. (DW/O País/TVS/IMN)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *