Mais de 4 mil mineiros passaram pela Fronteira de Ressano Garcia durante a quinzena pascal

O Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Manuel Farnela, visitou na segunda-feira (01.04), o Posto Fronteiriço de Ressano Garcia, a maior fronteira terrestre do país, no âmbito da gestão do fenómeno migratório durante a quinzena pascal.

No local, Farnela foi informado da passagem pela Ressano Garcia de cerca de 4 mil mineiros e mais 48 que usaram o Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi, localizado em Chongoene, na província de Gaza.
Farnela mostrou-se satisfeito depois de constatar que foi cumprida e ultrapassada a previsão do monitoramento duma média de 3.000 mineiros que usariam a Fronteira de Ressano Garcia, pelo que, segundo o Governante, a meta inicial foi superada.
“O nosso balanço neste momento é positivo porque regista-se uma celeridade no atendimento, uma mobilidade dos utentes da EN4 e também a contraparte sul-africana já respondeu com a abertura do Km7 e neste momento temos uma interacção constante e tudo está a fluir. Para nós é motivo de satisfação”, disse Farnela.
Farnela avançou ainda que em todo o país cerca de 70 mil pessoas usaram as fronteiras nacionais no âmbito das movimentações da época pascal cujo monitoramento pelo Governo iniciou a 18 de Março de 2024 e termina a 5 de Abril.
O Comando Conjunto é um grupo de trabalho composto por técnicos dos ministérios do Trabalho e Segurança Social, Saúde, da Indústria e Comércio, de Economia e Finanças através das Alfândegas de Moçambique, Ministério do Interior, Ministério dos Transportes e Comunicações, entre outros actores. As partes trabalham de forma coordenada criando todas as facilitações possíveis para uma migração tranquila e cómoda pelas fronteiras do país, no caso concreto, a Fronteira de Ressano Garcia. (Nota Informativa – MITSS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *