Sarifa Fagilde, Primeira Mulher Moçambicana Catedrática Em Matemática

40 anos de vida nas salas de aula resumidos numa lição de Cátedra, hoje, primeiro de Outubro, no Anfiteatro Luís Nanjolo, Campus de Lhanguene, Universidade Pedagógica de Maputo. Sarifa Fagilde, actualmente Vice-reitora da Universidade Rovuma, UniRovuma, foi atleta e Campeã Nacianal de Salto em Altura, Presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, primeira mulher moçambicana doutorada em Matemática e, hoje se tornou na primeira mulher moçambicana a atingir o grau académico de “Professora Catedrática em Matemática”.
Depois de apresentar o seu vasto currículo académico e administrativo, seguiu-se a apresentação do Projecto de Cátedra, *Educação Matemática*, foi como que um preparo para a Lição de Cátedra, uma aula pública com o tema: Professor, a Luz para um Novo Paradigma na Educação Matemática.
Foram 40 anos de experiência no ensino de Matemática nos níveis secundario e superior que contribuiram para Sarife Fagilde construir a Cátedra que hoje apresentou perante um juri presidido pelo Professor Catedrático Carvalho Madivate, da UEM, coadjuvado pelo Professor Catedrático Boaventura Cuamba, UEM, e, Maria Luisa Cestari, Professora Emérita da Universidade de Adger, Noruega.
HEPS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *