Manuel Zeca Bissopo, que vinha exercendo o cargo de SG da Renamo desde nove de Julho de 2012, depois de ter sido eleito, por unanimidade dos membros do Conselho Nacional da Renamo, sob proposta do falecido presidente, Afonso Dhlakama

Ossufo Momade exonera Manuel Bissopo do cargo de Secretário-Geral da Renamo

Manuel Bissopo já não é Secretário-Geral da Renamo. Bissopo foi exonerado pelo presidente deste partido que ainda não indicou um outro Secretário-geral. Ossufo Momade exonerou igualmente o chefe do Estado-maior da Renamo e o chefe do gabinete da presidência da Renamo.

Manuel Zeca Bissopo, que vinha exercendo o cargo de SG da Renamo desde nove de Julho de 2012, depois de ter sido eleito, por unanimidade dos membros do Conselho Nacional da Renamo, sob proposta do falecido presidente, Afonso Dhlakama, numa conferência realizada na cidade de Nampula, foi exonerado na passada sexta-feira, pelo presidente deste partido, Ossufo Momade.

Num contacto telefónico, Bissopo confirmou a sua exoneração e disse que soube da mesma através de um expediente assinado pelo presidente do partido com a data de 15 de Fevereiro deste ano. O antigo SG da Renamo garantiu que até a próxima terça-feira entregará as pastas ao novo SG que também ainda não conhece.

Manuel Zeca Bissopo, membro da Renamo há cerca de três décadas, é actualmente deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Sofala, onde foi eleito pela primeira vez nas eleições gerais de 2009.
No ano passado concorreu nas eleições autárquicas como cabeça de lista da Renano na cidade da Beira, onde este partido ficou em terceiro lugar, depois do MDM e Frelimo. Em Janeiro deste concorreu a presidente da Renamo e perdeu a favor de Ossufo Momade, que acaba de lhe exonerar. Refira-se que Bissopo substitui Ossufo Momade em 2012 no cargo de SG.

Ainda na passada sexta-feira, o presidente da Renamo exonerou todo o corpo directivo do Estado-maior da Renamo, que era composto quatro oficiais de alta patente. Os exonerados foram todos transferidos da serra da Gorongosa para outras três bases da Renamo, que a STV não teve acesso.

Ossufo Momade exonerou igualmente, na passada sexta-feira, o chefe do gabinete da presidência da Renamo, Augusto Mateus. Desde que Ossufo Momade foi eleito como presidente da Renamo, já exonerou sete delegados políticos, sendo cinco provinciais e dois distritais.

Uma fonte próxima do presidente da Renamo assegurou à STV que ainda esta semana Ossufo Momade falará à imprensa via teleconferência para anunciar a exoneração de alguns membros, incluindo  a de Manuel Bissopo e no mesmo dia tornará público  os nomes de outros quadros que continuarão a assegurar os destinos deste partido.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *