O momento aconteceu após a chegada ao Parque Nacional da Gorongosa (PNG), nesta quarta-feira, 31 de julho de 2024, para celebrar o Dia Internacional do Fiscal da Floresta e Fauna Bravia, o Presidente Filipe Jacinto Nyusi participou na cerimónia de colocação de colares satélites de monitoria, a um casal de leões, tendo baptizado com o nome de “Master Peace”, ou seja, “Mestre da Paz”, o leão e a Leoa de “Mother Peace” em homenagem ao Acordo de Cessação das Hostilidades Militares de 2019.
“Essa forma que o mundo encontrou para reconhecer o trabalho, o contributo, sacrifício e a dedicação de cada guarda ou vigilante da nossa flora ou fauna bravia. É o dia em que homenageamos o Homem e Mulher amigos da natureza. Estamos todos em festa, porque cada um de nós está habilitado para ser fiscal da sua forma”, afirmou Filipe Nyusi.
Prosseguindo Filipe Nyusi disse que “o Fiscal é o protector da terra, da vida selvagem e do ambiente contra perda da diversidade biológica, extinção das espécies, desmatamento, queimadas, caça e pesca ilegal, entre outros crimes e riscos ecológicos. O fiscal é o herói, é um herói silencioso que garante harmonia e tranquilidade nas nossas áreas de conservação. O Fiscal é o nosso guardião da totalidade do património natural. Bem-haja os nossos fiscais.” (IMN/N.I.)
Copyright © 2024 Portal Moz News