Botswana ameaça enviar 20 mil elefantes para a Alemanha: “não é brincadeira”, garante presidente

O presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, ameaçou na terça-feira enviar 20 mil elefantes para a Alemanha: isto porque os dois países discutem sobre a importação de troféus de caça. “Não é brincadeira”, referiu, em entrevista ao jornal alemão ‘BILD’.

Masisi atacou o Governo federal alemão, e o Ministério do Ambiente em particular, liderado pela ministra dos Verdes, Steffi Lemke, por tentar proibir a importação de troféus, apesar da sobre-população de elefantes no Botswana. A Alemanha é um dos maiores importadores de troféus de caça na UE. “É muito fácil sentar-se em Berlim e ter uma opinião sobre os nossos assuntos no Botswana. Estamos a pagar o preço pela preservação desses animais para o mundo”, referiu.

O Botswana, lar de cerca de 130 mil elefantes, de acordo com dados do Governo, já enviou 8 mil para Angola. “Também gostaríamos de fazer essa oferta à República Federal da Alemanha”, anunciou Masisi. “Não aceitaremos um não como resposta.”

“Queremos que os nossos elefantes possam passear livremente. O clima alemão já é mau o suficiente para eles”, acrescentou. “Se gostam tanto deles, por favor aceitem este presente nosso.”

As autoridades do país da África Austral já protestaram contra uma potencial proibição do Reino Unido à importação de troféus por caçadores de safari, alertando em março que enviariam 10 mil elefantes para Hyde Park, em Londres.

A organização de direitos dos animais PETA manifestou o seu apoio aos planos de Lemke para restringir e possivelmente proibir a importação dos chamados troféus de caça, considerado “um hobby de pessoas ricas e cansadas que têm mais dinheiro do que moral”.

“As somas horrendas que os caçadores amadores gastam numa viagem de caça não acabam nas mãos da população pobre ou na administração de um parque nacional, mas quase exclusivamente nos bolsos dos operadores turísticos e proprietários de explorações de caça”, destacou um porta-voz da PETA ao jornal ‘POLITICO’, salientando que o Botswana deveria proibir totalmente a caça de troféus e investir no turismo fotográfico para gerar receitas, garantindo que os animais vivos fariam mais pela imagem do país.

De acordo com o presidente do Botswana, a situação dos elefantes no seu país é grave e têm provocado mortes, destruição de colheitas e devastação em várias aldeias. Mokgweetsi Masisi convidou a ministra alemã a visitar a proteção da vida selvagem no Botswana, garantindo que o seu país fez mais “do que qualquer outro país do mundo” e que tal medida agravaria a pobreza do país.

O Ministério Federal do Ambiente da Alemanha disse que o Botswana “ainda não os contactou sobre este assunto”, mas que Lemke “sinalizou que aceitará o convite do Botswana se surgir uma oportunidade” para inspecionar a proteção da vida selvagem no país da África Austral. (Executive Digest)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *