Presidente da Gâmbia condenado pelos Estados Unidos da América por pedir à anulação das eleições de 01 de dezembro

O Presidente da Gâmbia é condenado pelos Estados Unidos da América por pedir à anulação das eleições de 01 de Dezembro.

O Governo dos Estados Unidos da América condenou ontem o Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, por não reconhecer a derrota nas eleições de 01 de Dezembro e assim “ignorar a vontade do povo”.

 “Os Estados Unidos condenam fortemente a decisão do Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, de ignorar a vontade do povo da Gâmbia apelando à anulação das eleições de 01 de Dezembro”, lê-se num comunicado do porta-voz do Conselho Nacional de Segurança norte-americano, Ned Price.

Jammeh, há 22 anos no poder, admitiu inicialmente a derrota nas eleições, mas na sexta-feira à noite voltou atrás e recusou aceitar o resultado, alegando irregularidades na votação.

O volte-face suscitou reacções de condenação e apelos para que reconheça a derrota, provenientes da União Africana, da União Europeia e do Senegal, único país com fronteira com a Gâmbia.

Também o Conselho de Segurança das Nações Unidas exigiu no sábado que o líder da Gâmbia entregue o poder ao presidente eleito.

Numa declaração unânime, os 15 membros do Conselho apelaram a que Yahya Jammeh “respeite a escolha do povo soberano da Gâmbia, que decidiu transferir, sem condições e sem atrasos, o poder para o presidente eleito, Adama Barrow”.

Fonte; Folha de Maputo

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *