osé Pacheco é quem leva maior aceitabilidade entre os pré-candidatos da Frelimo

É um facto unânime no seio dos membros influentes do Partido Frelimo que entre os vários pré-candidatos, José Pacheco é tido segundo fontes da “Integrity” que será o próximo candidato da Frelimo para às eleições gerais de 09 de outubro de 2024.

Pacheco, um experiente quadro da nação e forjado dentro dos mais altos princípios partidários e nacionalistas é o predilecto dos antigos combatentes, da classe nacionalista e dos membros influentes, e uma grande parte dos membros e simpatizantes do partido Frelimo.

Pacheco que tem passagem pelos sectores castrense, de produção agrícola, diplomáticos, entre outros, pode ser o substituto legítimo de Filipe Jacinto Nyusi.

Nyusi que tentou gerir este processo de selecção pode vir a ser fortemente atacado por importantes membros da Frelimo durante a reunião do Comitê Central (CC) que decorre entre os dias 05 e 06 de abril. Fontes interna revelaram à “Integrity” que os candidatos predilectos de Filipe Nyusi são Amelia Muendane, Jorge Ferrão, Bernardino Rafael e Fernando Faustino, figuras estas que não estão a ter aceitação, uma vez que José Pacheco é tido como o homem ideal para dirigir os destinos do País dada a sua vasta experiência e sentido de patriotismo!

José Condugua António Pacheco nasceu no dia 10 de setembro de 1958, na localidade de Ampara, Distrito do Búzi, província de Sofala. É filho de António Pacheco e Madalena Machami Pacheco.

Desempenhou as funções de Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Foi sucessivamente Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar desde fevereiro de 2015 a dezembro de 2017, Ministro da Agricultura de 2010 a 2014 e Ministro do Interior de 2005 a 2009, tendo sido reconduzido ao mesmo cargo de janeiro a outubro de 2010.

Exerceu o cargo de Governador da Província de Cabo Delgado de 1998 até fevereiro de 2005. Foi Vice-Ministro da Agricultura e Pescas no período de 1995 a 1998.

De 1990 a 1995, foi Director Nacional de Desenvolvimento Rural, tendo em 1992 e 1994 acumulado com as funções de Membro do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Indústria Local (IDIL) e de Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Cereais de Moçambique, respectivamente.

De 1981 a 1990, foi Director Provincial de Agricultura da província da Zambézia e, a partir de 1984, acumulou com as funções de Membro do Conselho de Administração da Sociedade Argelino-Moçambicana de Florestas (SAMOFOR).

Frequentou e concluiu a escola primária e o Ciclo Preparatório na cidade da Beira, no período entre 1971 a 1973, e a Escola de Regentes Agrícolas de Manica, em 1978, tendo Certificado de Engenheiro Técnico Agrário.

Frequentou o Wye College da Universidade de Londres, Reino Unido, em 1989; estudou nas Universidades Norte-Americana de Minnesota em 1992; e de Madison Wisconsin, em 1994, tendo obtido o Diploma em transferência de tecnologias para o desenvolvimento rural.

José Pacheco é casado. Fala ciNdau, ciSena, Português, Francês e Inglês.

É membro do Partido Frelimo desde 29 de janeiro de 1979, sendo actualmente membro da Comissão Política. Professa a religião cristã, tendo o desporto, leitura e música como passatempo. (Omardine Omar)

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Content Protection by DMCA.com