O Comando Geral da PRM anunciou a morte de Mariano Nhongo, líder da autoproclamada Junta Militar da Renamo. Nhongo foi morto em confronto

ÚLTIMA HORA: Mariano Nhongo morto em confronto com FDS em Sofala

Segundo avança o jornal O País, O Comando Geral da PRM anunciou a morte de Mariano Nhongo, líder da autoproclamada Junta Militar da Renamo. Nhongo foi morto em confronto, junto do seu homem mais próximo.

É o fim da linha, do homem mais procurado pelas Forças de Defesa e Segurança no centro do país. As informações sobre a sua morte começaram a circular por volta das 13 horas desta segunda-feira, entretanto a confirmação veio mais tarde, às 15h. O Comando Geral da PRM convocou uma conferência de imprensa, na qual disse que o líder da autoproclamada Junta Militar da Renamo perdeu a vida nas matas de Djovo, no distrito de Cheringoma, durante um confronto com as FDS, logo pela manhã.

“Hoje, dia 11 de Outubro de 2021, as Forças de Defesa e Segurança, em patrulha, tiveram um combate com a Junta Militar, liderado por Mariano Nhongo. Neste combate de encontro entre as Forças de Defesa e Segurança e a Junta Militar, sempre anunciamos que as FDS estavam com operação na zona centro, o que resultou na morte de Mariano Nhongo e o seu seguidor mais próximo, chamado Ngau Kama.”

Em conferência de imprensa, o comandante-geral da PRM, Bernardino Rafael, destacou que as FDS tudo fizeram para que Nhongo saísse das matas com vida, mas houve resistência. Bernardino Rafael acrescentou que “as Forças de Defesa e Segurança fizeram de tudo para que Nhongo respondesse pelos seus actos, mas infelizmente não deu para chegar a este extremo”.

Rafael diz ainda que “o Presidente da República sempre apelou para que Nhongo e a Junta Militar se entregassem para aderir ao DDR. Lamentavelmente, não foi aderido, continuaram a resistir.”

Durante a operação, a Polícia diz que recuperou três armas do tipo AKM, 96 munições de AKM e uma pistola, usadas pela Junta Militar durante o confronto.

Agora, as Forças de Defesa e Segurança trabalham no sentido de se trazer o corpo de Mariano Nhongo e seu seguidor às respectivas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *