Renamo diz que o povo moçambicano é que sai a ganhar com encontro entre PR e Afonso Dhlakama, Antonio Muchanga , porta-voz da "perdiz"

Renamo diz que a ida de Filipe Nyusi a Gorongosa prova a abertura entre as partes

Renamo diz que o povo moçambicano é que sai a ganhar com encontro entre PR e Afonso Dhlakama

A Renamo diz que o povo moçambicano é que sai a ganhar com o encontro entre o Presidente da República e o líder do partido. António Muchanga, porta-voz da Renamo, diz que a ida de Filipe Nyusi a Gorongosa prova a abertura entre as partes.

Para Muchanga, o encontro entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama não só abre novas perspectivas, mas também é sinal do comprometimento do líder da “perdiz” com a busca de uma paz efectiva no país: “A ida do Presidente Nyusi a Gorongosa, num terreno controlado pelas forças da Renamo, é um exemplo significativo, porque ninguém ousou tentar sabotar o encontro que o comandante em chefe das forças de defesa da Renamo decidiu fazer com a sua contraparte, neste caso o Presidente Nyusi. Portanto, estão de parabéns, por terem conseguido realizar este encontro”, disse Muchanga.

A Renamo diz aguardar os passos subsequentes do processo de diálogo para a paz e espera que as duas lideranças sejam céleres, a tempo de produzir resultados antes da abertura das sessões da Assembleia da República.

O maior partido da oposição diz haver grupos de trabalho a fazer o seu papel no processo de descentralização, sendo que parte da documentação já foi depositada, faltando a reacção da contraparte, neste caso o Governo, com vista ao alcance de um acordo definitivo.

No mesmo desenvolvimento, a Renamo reconhece o calar das armas na serra da Gorongosa e a existência de um bom ambiente para as negociações entre as partes.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *