Manuel De Araújo galardoado pela City Mayors Foundation com o prémio mundial do júri para presidentes de Câmara-2023

A City Mayors Foundation, sediada em Londres, anunciou nesta quarta-feira (13.03), os vencedores do Prémio e dos Prémios Mundiais para Presidentes de Câmara de 2023. As distinções bienais são atribuídas desde 2004.

O Prémio Mundial do Júri para Presidentes de Câmara, foi atribuído a Manuel De Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Quelimane, Moçambique, pela sua defesa dos valores democráticos no seu país e pelos seus ambiciosos planos e iniciativas para fazer de Quelimane uma das cidades mais sustentáveis de África. Tan vom Hove, Senior Fellow da City Mayors Foundation, afirmou que, sob a liderança do Presidente da Câmara De Araújo, a cidade de Quelimane passou a fazer parte de uma rede de cidades globais que trabalham em conjunto para criar comunidades sustentáveis.
O Prémio Mundial do Júri, foi concebido para apoiar os presidentes de câmara dos países em desenvolvimento, nos seus esforços para tornar as suas cidades mais seguras e mais saudáveis para os seus cidadãos. O Prémio celebra igualmente os presidentes de câmara que desenvolveram iniciativas de apoio às empresas locais.
As iniciativas do Presidente Araújo, em trazer um ambiente seguro e saudável para os seus concidadãos, são admiradas por cidades em África e não só. “A visão do Autarca Araújo, para fazer de Quelimane a capital da bicicleta em África é clarividente e ambiciosa, acrescentou Tann vom Hove. A Iniciativa Bloomberg para as Cidades também aprovou os planos do Presidente do Município de Quelimane e atribuiu à cidade cerca de 400.000 dólares americanos.
Manuel De Araújo receberá a placa World Mayor Community Mundial. Para além do Prémio do Júri, a Fundação dos Presidentes de Câmara atribuiu o Prémio Mundial de Autarcas 2023, o Prémio da Comunidade 2023 e o Prémio da Amizade 2023.
Prémio da Amizade
Por exemplo, o Prémio Mundial de Autarcas 2023 foi atribuído a Elke Kahr, Presidente da Câmara de Graz, Áustria, pela sua dedicação desinteressada à sua cidade e à sua população. A Presidente Kahr provou que a política orientada para os cidadãos pode ser convincente e bem sucedida. A sua decisão de partilhar uma grande parte do seu salário com pessoas necessitadas atraiu a admiração mundial.
O Prémio Mundial da Amizade para Presidentes de Câmara foi atribuído a Stefan Fassbinder, Presidente da Câmara de Greifswald, Alemanha, por apoiar comunidades na Ucrânia, Polónia e Brasil. Juntamente com muitos dos seus concidadãos, prestou também uma ajuda generosa aos refugiados que chegam da Ucrânia devastada pela guerra e o  World Mayor Community Award foi atribuído a Tony Keats, Presidente da Câmara de Dover, Terra Nova e Labrador, Canadá, pelo extraordinário serviço prestado à sua cidade e à sua população desde 1996. (Texto: Conselho Autárquico da Cidade de Quelimane)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *