Mariano Nhongo acusa as FDS de violarem direitos humanos no Centro e Norte de Moçambique

O líder da Junta Militar, Mariano Nhongo, concedeu recentemente uma entrevista ao jornal Magazine Independente, na qual fez uma série de acusações às Forças de Defesa e Segurança (FDS), ao partido Frelimo e ao Governo.

Segundo ele, as FDS têm atacado regularmento às populações innocentes. “Eles saem à procura do Nhongo, mas deixam Nhongo e vão atrás das populações para matar vacas, galinhas e a própria
população. Queimam as casas”, afirmou Mariano Nhongo, àquele jornal.

Por este motivo, o Presidente da Junta Militar questionou “será que Nhongo já criou vacas? Esses perús e moageiras que estão a queimar são de Nhongo? Nesse ponto, o partido Frelimo está errado, está a violar os direitos da população. A Junta Militar nunca fez isso. Nunca queima casas. Nunca mata população. Nunca levamos, nós compramos” disse.

Ainda esta semana (segunda-feira) Nhongo acusou as FDS de protagonizarem um ataque às populações, contudo, não avançou detalhes sobre o perfil das vítimas do referido ataque.

“Eles estão a sequestrar pessoas do Centro e Norte do país. Será que a Frelimo não gosta do Centro e Norte… A Renamo vai ficar com o Centro e Norte porque a Frelimo já demonstrou que não precisa do Centro e Norte”, declarou Nhongo.

Sala da Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *