O Covid19 já pode estar entre nós.
A ideia de que Moçambique continua livre do Covid-19 é hipotética e pode estar errada:
1. O MISAU dispõe de apenas 2000 kits do teste de Covid-19 que continuam guardados;
2. Os hospitais públicos não estão a fazer teste do Covid-19 aos seus pacientes sob a justificativa de não haver casos suspeitos;
3. As “pistolas” em uso nos principais pontos de entrada do País são simples termómetros que servem para medir a temperatura das pessoas para saber se estão ou não com febres;
4. Um teste do Covid-19 numa clínica, que são os únicos a fazer, custa em torno de 6mil meticais, isto é, acima do salário mínimo. Como sabemos que não há casos do novo coronavírus no País, se não estamos a testar?
Algumas instituições privadas em Moçambique estão a vender supostos testes ao novo coronavírus. O director do Serviço Nacional de Assistência Médica, Dr. Ussene Isse, disse ao @Verdade que os únicos testes realizados no nosso país e que são aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para diagnóstico de SARS-CoV-2 “só devem ser realizados pelo Instituto Nacional de Saúde (INS)”.
“Há uns testes rápidos para detecção de anticorpos, que poderão aparecer em mercados pouco regulados (como o nosso), cujo uso não aconselhamos pois não têm sensibilidade nem especificidade bem documentadas”, acrescentou o Dr. Ussene Isse.
PS: Continuemos vigilantes e sempre acatando as orientações da OMS.