Filipe Nyusi exonerou, ontem, Alberto Mondlane do cargo de governador da província de Manica e nomeou-o para o cargo governador da província de Sofala, onde estava inconstitucionalmente Manuela Ribeiro, vice-ministra dos Transportes e Comunicações, que havia substituído, há duas semanas, Helena Taipo.
Lembre-se que o “Canalmoz” denunciou que a indicação de Manuela Ribeiro como governadora provincial de Sofala, a título interino, violava a Constituição da República, que determina que os cargos de direcção do Estado são incompatíveis entre si.
Neste caso, Manuela Ribeiro acumulava os cargos de vice-ministra dos Transportes e Comunicações e de governadora provincial.
Ainda ontem, Nyusi nomeou Francisca Domingos Tomás para o cargo de governadora da província de Niassa e Manuel Rodrigues Alberto para o cargo de governador da província de Manica.
Antes, exonerou Alberto Mondlane do cargo de governador de Manica e Arlindo Chilundo do cargo de governador de Niassa. Noutro despacho, foi nomeado Júlio Pio para o cargo de vice-ministro da Indústria e Comércio.
(CanalMoz)