kroll

Kroll já entregou o relatório da auditoria das dívidas ocultas à PGR

Kroll entregou na sexta-feira o relatório das dívidas da Ematum, MAM e ProIndicus à Procuradoria-Geral da República.

A empresa Kroll entregou ante-ontem à Procuradoria-Geral da República (PGR) o relatório da auditoria internacional e independente aos negócios da Ematum, ProIndicos e MAM que recorreram a financiamentos em bancos estrangeiros com garantias emitidas pelo Governo. O relatório chegou à PGR no fim do dia desta sexta-feira.

A PGR informa que já está a fazer a verificação e análise do relatório com vista a aferir a conformidade com os termos de referência. Reverificação e tradução do documento para a língua oficial portuguesa pela Kroll, assim como a entrega de relatórios preliminares sobre o nível de realização da auditoria, eram alguns dos elementos dos termos de referência.

A instituição dirigida por Beatriz Buchili adianta, no entanto, que após terminar a análise irá partilhar com o público o documento entregue pela Kroll, com a salvaguarda do segredo de justiça, já que o processo da auditoria encontra-se em instrução preparatória.

Segundo a PGR, a auditoria visa aferir a existência de infrações de natureza criminal e outras, no processo de constituição, financiamento e funcionamento das empresas, Ematum, ProIndicos e MAM.

A auditoria internacional e independente que surge de um acordo entre o Governo Moçambicano e o Fundo Monetário Internacional (FMI) foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República de Moçambique e é financiada pela Suécia.

O trabalho realizado pelo auditor inclui a análise de extensas informações financeiras e outra documentação disponível, visitas aos escritórios das três empresas, visitas a infraestruturas e equipamentos em diversos pontos do país, entrevistas a membros do Governo, funcionários públicos e trabalhadores das três empresas e outras personalidades.

A Kroll, empresa baseada em Londres com 40 anos de experiência de auditoria, solicitou ainda informações e documentos adicionais às empresas fornecedoras, bancos e outras instituições, nacionais e estrangeiras, para completar ou esclarecer a documentação fornecida pelas três empresas.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *