África do Sul legaliza venda de chifre de Rinoceronte

África do Sul legaliza venda de chifre de Rinoceronte

É um anuncio muito perturbador que sem dúvida deixará irado muitos grupos de activistas de animais. Parece que um dos mais altos tribunais da África do Sul decidiu continuar a permitir a venda de chifres de rinoceronte no mercado aberto nesta região. Esta decisão veio como resultado de uma situação perturbadora envolvendo dois rinocerontes bebê sendo abatidos por caçadores furtivos que entraram em um habitat de rinoceronte para obter os chifres dessas criaturas indefesas.

A coisa mais perturbadora é que houve muitos desses incidentes do abate de rinocerontes para obter o chifre. Estes chifres são considerados tão valiosos quanto a presa de marfim do elefante. No entanto, para ser obtido o animal deve morrer, o que parece um comércio horrível.

A coisa assustadora de tudo é que sim caçadores invadem habitats e até mesmo zoológicos para tomar esses chifres, mas há aqueles que fazem tais negociação em aberto. Há fazendas na África do Sul, onde os rinocerontes são criados com a finalidade de vendê­los para ser abatidos por seus chifres. O único consolo é que esse comércio não é amplamente difundido internacionalmente. Em 1977 foi banido fazer tal comércio em outras partes do mundo.

África do Sul legaliza venda de chifre de Rinoceronte
Resultado da caça furtiva

No entanto, ainda há mercados negros onde os caçadores furtivos venderam chifre de rinoceronte, especialmente na Ásia, de acordo com Susie Watts do Programa África do WildAid, que sente que isso poderia se tornar ainda mais um problema desta decisão atual: “Legalizar o comércio doméstico de chifres de rinoceronte na África do Sul abre a porta para mais exportações ilegais de chifres de rinoceronte. Não há demanda doméstica por produtos de chifres de rinoceronte e, como bem sabe o lobby pró­comércio, a razão pela qual a moratória foi implementada foi impedir que o comércio doméstico seja usado como cobertura para o contrabando “. Sim, aqueles que cultivam os animais naquela região para tal propósito têm um ponto de vista diferente. Eles vêem isso como manter o rinoceronte e manter a população do animal que está em abundância nessa região de ficar fora de controle.

Eles também argumentam que não é diferente do que aqueles que criam gado, porcos ou galinhas para ter estes abate de carne, é um argumento viável, não importa o quão cruel a acção real pode parecer. No entanto, apesar do argumento, a caça furtiva ainda é um crime, e ainda agora parece que este ato criminoso foi dado um passe livre para continuar.

[Semprequestione]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *