Bolsa de valores… o que é isso? Obviamente que não é a bolsa de pele cheia de dinheiro nem? Claro que não… A Bolsa de valores é uma instituição, um espaço, onde se encontra procura e oferta de valores a serem negociados

O que é uma Bolsa de Valores e como funciona na prática? Saiba tudo hoje

Bolsa de valores… o que é isso? Obviamente que não é a bolsa de pele cheia de dinheiro nem? Claro que não…

A Bolsa de valores é uma instituição, um espaço, onde se encontra procura e oferta de valores a serem negociados através das suas Corretoras de Bolsa (Explicarei adiante o que é uma corretora). As bolsas de valores oferecem, à venda ou negociações, ações, bônus de Subscrição, obrigações e demais produtos similares

Bom, já sabemos que a Bolsa é uma instituição de negociações dos itens acima. Pois bem, deixe-me recordar lhe alguns conceitos que vão ajudar a perceber este artigo:

O que é uma ação? O que são ações?

Ação é a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades anônimas. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma, isto é, quanto mais a empresa ganha, o acionista ganha também e se a empresa tiver prejuízos, o mesmo acontece com o acionista. Pois bem existem tipos de ações, representações de ações, Formas de aumento de capital Social e mais conceitos ligados a ações.

Depois de ser acionista de uma empresa, podes requerer um Bónus de subscrição na mesma companhia! complicou? Ok, veja só, já és acionista, conheces a tendência do vosso mercado, tens capital, podes requerer o Bónus de Subscrição temporal para te dar o direito de comprar as ações por uma certa quantia previamente negociada.

O que é o Bónus de subscrição?

Bônus de subscrição (Diferente de Direito de Subscrição, que já é um beneficio de todos acionistas) são títulos negociáveis emitidos por sociedades por ações, que conferem aos seus titulares, nas condições constantes do certificado, o direito de subscrever ações do capital social da companhia, dentro do limite de capital autorizado no estatuto.

Então já tens uma dica, compra acções na empresa XXX e solicitas na assembleia o bónus de subscrição para que possas ampliar o teu mercado de negociações durante um tempo YYY. Tenha atenção ao risco, pois durante esse tempo YYY se não comprares nenhuma Accão o dinheiro fica perdido, o mesmo acontece se o mercado das acções baixar, MAS TEM VANTAGEM? Tem sim, se o mercado melhorar, as acções melhoram e podes comprar a um preço baixo (o preço negociado na altura da emissão do Bónus) e vender ao preço do mercado, interessante nem….

E as obrigações? O que são?

As obrigações já estiveram (e ainda estão em alguns mercados) na moda, uma obrigação pode definir-se genericamente com um título de dívida, negociável, pelo qual a entidade emite se compromete a pagar, ao seu detentor – o obrigacionista -, um certo rendimento periódico, o juro, e a reembolsar o capital, nos termos estipulados à data de emissão na respectiva ficha técnica, logo, a obrigação cria um rendimento fixo ao detentor e pode ser negociada a terceiros

Os principais emitentes desta categoria de títulos são o Estado, as Regiões Autónomas, os municípios, as sociedades anónimas e as sociedades por quotas.

Bom, talvez você se pergunte porque as pessoas gritam na bolsa de valores? Eles gritam e gesticulam para representar uma compra ou venda, tem que ser rápido,  hoje em dia já existem aplicações de assistência e robôs que ensinamos as nossas estratégias e não precisamos de estar ali, no ambiente agitado e a gritar, eles fazem por nós no silêncio, mas são sistemas, e já sabemos quais as desvantagens de sistemas (Vírus, Hackers, Avaria, etc)

Bom, voltamos agora ao tema essencial, Bolsa de Valores, qual é a sua origem?

A palavra « Bourse/Bursa » em latin, significa (bolsa, câmbio) usada hoje no mercado financeiro, teria surgido no início do século XIV quando comerciantes fizeram uma feira em um local chamado de Van der Beurse, em Bruges, Flandres, para efetuarem um comércio. E desta forma surgiu a expressão «ir para a bolsa» termo usado na linguagem cotidiana. Mas, certamente, na sua origem todos esses mercados tinham características muito diferentes das bolsas atuais.

As primeiras bolsas com características modernas surgiram em meados do século XV, na esteira da expansão comercial.

Qual é a Importância da Bolsa de Valores para a economia?

Os movimentos dos preços no mercado ou em uma seção do mercado são capturados através de índices chamados Índice de Bolsa de Valores. Os preços das ações servem também para indicar o valor de mercado das empresas cotadas em bolsa.

Dessa forma, diversos negócios podem ser realizados entre eles e com outros investidores.

Bolsa de valores… o que é isso? Obviamente que não é a bolsa de pele cheia de dinheiro nem? Claro que não…  A Bolsa de valores é uma instituição, um espaço, onde se encontra procura e oferta de valores a serem negociados
Bolsa de Valores Nova York

A principal função da bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de ações bem como fortalecer o mercado de capitais e promover o desenvolvimento financeiro e económico da parte do mundo na qual estejam estabelecidas.

Muitas das bolsas de valores existem desde muito tempo e se tem registo da criação durante os primeiros anos do século XVII. Demandantes de capital (empresas, instituições públicas e privadas), ofertantes de capital (poupadores e inversores) e os intermediários são os três elementos que participam de forma ativa nas operações das Bolsas de Valores.

Nas negociações das bolsas de valores também participam outros membros que são geralmente como corretores, sociedades de corretagem de valores, casas de bolsa, comissionados e agentes. Portanto, a Bolsa de Valores cumpre a função considerada essencial para o crescimento da economia canalizando-a para a inversão produtiva.

É um instrumento de financiamento para as empresas e de investimento para os poupadores.

Assim, a Bolsa de Valores contribui muito para a expansão das empresas, gerando assim mais empregos no país, mais receitas de impostos e até mais divisas em moeda estrangeira, no caso de empresas exportadoras. Além disso, o investimento em acções, dá condições para que a população consiga formar uma poupança de longo prazo, criando uma forte base financeira.

Amanhã traremos um outro artigo para explicar  como funciona a Bolsa de Valores em Moçambique ?

Para mais informações  e esclarecimentos em relacao ao assunto por favor entre em contacto com:

Cláudio Mussa

Email: [email protected]

[email protected]

[email protected]

WEB: www.claudiomussa.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *