SERNIC conta com um novo laboratório digital forense para o esclarecimento de vários crimes no País

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) inaugurou na quinta-feira (11.04), em Maputo, um novo Laboratório Digital Forense, financiado pelo governo chinês, fruto da cooperação bilateral Moçambique aquele país asiático, o laboratório vai imprimir uma maior dinâmica no esclarecimento de casos criminais que são praticados com recurso à meios informáticos quer seja na preparação ou execução, com destaque para raptos, tráfico de drogas, fraudes financeiras, crimes conexos, entre outros.

De acordo com o Director-Geral do SERNIC, Nelson Rego, com a capacidade instalada na informática forense, os investigadores poderão analisar pegadas digitais no sentido de identificar os agentes do crime, estabelecendo a dimensão dos danos que determinarão a colecta de evidências para o prosseguimento criminal.

“Queremos garantir que faremos o bom uso deste equipamento nas nossas actividades, particularmente na investigação e esclarecimento de crimes cometidos com recurso a dispositivos electrónicos”, prometeu Rego.

Por seu turno, o ministro do Interior, Pascoal Ronda, enalteceu o embaixador da China em Moçambique, Wang Hejun, pela dedicação e engajamento pessoal na implementação do projecto.

“O Laboratório Forense que acabamos de receber enquadra-se num conjunto de medidas que o governo de Moçambique tem estado a implementar no quadro da modernização institucional do SERNIC, com vista a reforçar a sua capacidade de resposta de casos criminais que são cometidos com recurso a meios tecnológicos modernos”, disse Pascoal Ronda.

O dirigente garantiu que o laboratório vai contribuir para melhorar os mecanismos de produção de provas no acto da investigação e instrução preparatória de processos crimes que acontecem no país.

Já o Embaixador chinês revelou que o novo laboratório contempla equipamentos para investigação no local do crime, dados e meios de análise laboratorial.

“Esse lote de materiais ajudará na capacitação da Polícia da República de Moçambique, criando condições para salvaguardar a segurança pública no país”.

Wang Hejun informou também que o governo de Pequim está disposto a cooperar observando o princípio de sinceridade, efectividade, amizade e boa fé com os países africanos.

Sabe-se que a República Popular da China vai implementar nove projectos no âmbito da 8ª Reunião Ministerial bem como construção de cooperação em segurança com países africanos, no que diz respeito à iniciativa do Cinturão e Rota visando criar ambiente de segurança para o desenvolvimento de todos países.

A entrega destes equipamentos tecnológicos contou com a presença do Comandante-Geral da PRM, Bernardino Rafael, quadros e investigadores do SERNIC, oficiais, entre quadros do Ministério do Interior, de referir que a captura das imagens deste equipamento não foi permitida por razões de segurança do Estado. (Nando Mabica)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *