Presidente Angolano prepara sucessão para a filha Isabel dos Santos

O Presidente de Angola prepara-se para garantir a sua substituição pela filha, Isabel dos Santos, à frente dos destinos do MPLA. E do país, após a sua saída em 2018.
José Eduardo dos Santos deverá anunciar ainda este mês a candidatura da empresária ao Comité Central do partido.
Segundo notícia avançada pelo “Expresso” deste sábado, a assunção da presidência do Conselho de Administração da petrolífera angolana Sonangol por Isabel dos Santos, detentora de uma das maiores fortunas de África, pode ser “o trampolim” para a filha de José Eduardo dos Santos chegar ao topo do MPLA e, consequentemente, do país, quando o presidente abandonar o cargo, em 2018.
O jornal cita um alto dirigente do partido, segundo o qual José Eduardo dos Santos pode incluir a filha no Comité Central por determinação própria. “Colocada a seguir no bureau político, poderá fazer dela, no congresso de agosto, a segunda figura da lista de deputados e, consequentemente, sua substituta em 2018”. Por outro lado, fontes governamentais confirmam que o Presidente confia apenas na filha e “presta muita atenção aos conselhos dos assessores portugueses” de Isabel dos Santos.
Antes do petróleo, a empresária já controlava as áreas dos diamantes, da banca, do cimento e das telecomunicações. “O que move o pai para a colocar na Sonangol não é apenas o dinheiro, mas a blindagem do poder político”, diz um observador citado pelo “Expresso”. Para dar o lugar à filha, José Eduardo dos Santos deu o “chuto para cima” ao antigo presidente da Sonangol, nomeando-o vice-presidente da República. “Sem alterar a constituição, o Presidente está a instalar aqui uma monarquia”, diz o jornalista angolano Graça Campos.
Via JN

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *