“Luta pelo poder na RENAMO”: Venâncio Mondlane com presença garantida no Congresso do partido

congresso renamo

Foi através de um vídeo confirmativo de uma reunião de eleição de delegados realizada no distrito municipal KaMubukwana, na cidade de Maputo, que o deputado e candidato à presidência do Partido RENAMO, Venâncio Mondlane foi seleccionado com 39 votos para participar no 7º Congresso da Perdiz que terá lugar entre os dias 15 e 16 de maio, no distrito municipal de Alto-Molócuè, na província da Zambézia.

A selecção de Venâncio Mondlane acontece dias depois de ter formalizado a sua candidatura à presidência do Partido, numa disputa que promete ser frenética, uma vez que mais figuras sonantes daquela formação política já submeteram suas candidaturas. Trata-se de Ivone Soares, Alfredo Magumisse, André Magibire, Juliano Picardo, Elias Dhlakama e o próprio presidente do Partido   Ossufo Momade.

Venâncio Mondlane que desde o princípio presente ano veio pressionado a liderança do Partido para respeitar os preceitos legais e estatutários, tendo inclusive levado o caso aos órgãos judiciais é tido como “grande esperança” da juventude moçambicana ávida na mudança governativa ou mesmo para a liderança de uma oposição esclarecida e mais interventiva.

A sua eleição para o Congresso vem amainar as críticas que vinham sendo feitas ao líder máximo do partido actualmente Ossufo Momade, que se acreditava que estaria “a perseguir Venâncio Mondlane” e a fazer de tudo para que este não fizesse parte deste “mega-encontro” partidário e que irá definir os próximos cinco anos da vida daquela formação política e da sociedade moçambicana em geral.

A eleição de Venâncio Mondlane para o Congresso da Perdiz vem reunir as diferentes manifestações internas e externas dos membros e simpatizantes do Partido que acreditam no seu projecto de liderança para alavancar a imagem e a forma de estar e ser da RENAMO. Entretanto, tudo indica que não será um parto fácil, uma vez que figuras como Ivone Soares, que granjeiam uma forte aceitação dentro do partido já entraram em cena, assim como, o actual Presidente que é dono da bola e do campo. (Omardine Omar)

Author: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *