O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, anunciou a lista dos pré-convocados para os embates do próximo mês, diante de Eswatini, referentes à dupla jornada de qualificação para o CAN do Marrocos, que não integra o melhor jogador da primeira volta do Moçambola 2024, mas que inclui alguns regressos e novidades. Os Mambas defrontam Eswatini na Data-FIFA de Outubro para a 3ª e 4ª jornadas do grupo I de qualificação para o CAN 2025.
Os jogos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações de Marrocos, em Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026, são seguidos e com uma diferença de pouco menos de um mês. Por isso mesmo, há que começar sempre cedo a preparar os jogos seguintes, depois da primeira dupla jornada realizada no início deste mês, ou seja, na semana passada.
Por isso mesmo, o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, já trabalha com vista a encontrar os melhores jogadores para enfrentarem o seu adversário de Outubro, o Eswatini, em Outubro próximo, em Maputo e Mbombela, respectivamente.
E a primeira acção foi o anúncio da pré-convocatória, que desta fez é composta por 47 jogadores, entre os que actuam internamente e fora de portas, incluindo os dois jogadores que fazem parte da base de dados, mas que não poderão defrontar o Eswatini, nomeadamente Ernan e Ricardo Guima, por acumulação de cartões amarelos.
A lista anunciada por Chiquinho Conde, através das páginas oficiais da Federação Moçambicana de Futebol é composta por 6 guarda-redes, 11 defesas, 22 médios e 8 avançados, dos quais sairão 23 para representar a selecção nacional.
Destes pré-convocados, a União Desportiva de Songo contribui com o maior número de jogadores, sete, sendo seguido pela Black Bulls, que contribui com seis jogadores, e pelo Costa do Sol, com cinco.
Os maiores destaques vão para a chamada, pela primeira vez, de Joaquim Tsambe, guarda-redes do Costa do Sol, condecorado como o melhor guarda-redes da primeira volta do Moçambola 2024. De 40 anos de idade, Joaquim tem, agora, a oportunidade de se mostrar ao seleccionador nacional, numa concorrência com Ivan Urrubal, Fazito, Kimiss Zavala e Gion Chande, para a posição da baliza dos Mambas.
Quem marca o regresso na selecção nacional e é chamado pela primeira vez na era Chiquinho Conde é Amâncio Canhemba, também conhecido por Neymar, jogador do Ferroviário de Maputo, que tem estado em boa forma nos últimos jogos. Kamo Kamo Cumbana é outro jogador que marca o seu regresso aos Mambas, também ele chamado pela primeira vez por chiquinho Conde.
Já Luís Miquissone, o “Konde Boy”, regressado ao futebol moçambicano pela porta da “sua” União Desportiva de Songo, é outra novidade nas escolhas de Chiquinho Conde, que muito mais do que constar da pré-convocatória tem todas as possibilidades de estar presente na lista dos 23 jogadores finais, em função das prepstações que vem fazendo, onde já conta com três golos marcados no Moçambola, e de forma consecutiva.
Em sentido contrário saltam à tona as ausências dos recém-naturalizados da Black Bulls, nomeadamente Kadre, Ejaita, Stephen e Hammed, não sendo esta a possibilidade de se estrearem com a camisola dos Mambas.
Aliás, muito se esperava pela inclusão de Kadre, melhor marcador da Black Bulls, melhor jogador da primeira volta do Moçambola 2024, e o jogador que dá vantagem aos “touros” na caminhada à fase de grupos da Taça CAF, no paly-off com o AS Otohô do Congo.
O primeiro embate entre Moçambique e Eswatini está agendado para o Estádio Nacional do Zimpeto e o segundo será, possivelmente, no Mbombela Stadium, em Nelspruit, uma vez que o Eswatini tem utilizado este recinto como casa emprestada para os seus jogos internacionais. Os dois jogos terão lugar no período entre 7 e 15 de Outubro, na Data-FIFA.
Recorde-se que, a esta altura, disputadas as duas primeira jornadas da fase de grupos de qualificação para o CAN 2025, Moçambique lidera o Grupo I, com quatro pontos, os mesmos do Mali, frutos de um empate e uma vitória, enquanto Guiné-Bissau é terceiro com três pontos, sendo que Eswatini é lanterna vermelha sem nenhum ponto.
Eis a lista completa dos convocados:
Guarda-Redes:
1. Ernan Siluane (Ernan) Black Bulls (Moçambique)
2. Fasistêncio João (Fazito) Fer. Nampula (Moçambique)
3. Gion Chande (Gionfi) FC Wil (Suíça)
4. Ivane Urrubal (Ivane UD Songo (Moçambique)
5. Kimiss Zavala (Kimiss) Marítimo (Portugal)
6. Joaquim Tsambe (Joaquim) Costa do Sol (Moçambique)
Defesas:
7. Domingos Macandza (Mexer) Costa do Sol (Moçambique)
8. Bruno Langa (Bruno) UD Almeria (Espanha)
9. Infren Matola (Infren) UD Songo (Moçambique)
10. Reinildo Mandava (Reinildo) Atlético de Madrid (Espanha)
11. Jeremias Nhambirre (sem clube)
12. Francisco Muchanga (Chico) Costa do Sol (Moçambique)
13. Martinho Thauzene (Martinho) Black Bulls (Moçambique)
14. Edson Sitoe (Mexer) Bandirmaspor (Turquia)
15. David Malembana (Malembana) Al Kharaitiyat (Qatar)
16. Feliciano Jone (Nené) Black Bulls (Moçambique)
17. Fernando Chambuco (Chamboco) Black Bulls (Moçambique)
Médios:
18. Amade Momade (Amadou) Namungo FC (Tanzânia)
19. João Bonde (João) Fer. Beira (Moçambique)
20. Ricardo Guimarães (Guima) Igdir FK (Turquia)
21. Manuel Kambala (Kambala) Polokwane City (África do Sul)
22. Keyns Abdala (Keyns) GD Chaves (Portugal)
23. Ezequiel Machava (Ezequiel) Fer. Maputo (Moçambique)
24. Dário Melo (Dário) UD Songo (Moçambique)
25. Pedro Santos (Pepo) Caldas SC (Portugal)
26. Aly Zacarias Costa do Sol (Moçambique)
27. Shaquille Nangy (Shaquille) Sagrada Esperança (Angola)
28. Luís Miquissone (Miquissone) UD Songo (Moçambique)
29. Alfonso Amade (Alfonso) (sem clube)
30. Nelson Drivrassone (Nelson) Fer. Beira (Moçambique)
31. Clésio Baúque (Clésio) Al Arabi (Emirados Árabes Unidos)
32. Geny Catamo (Geny) Sporting de Portugal (Portugal)
33. Jonathan Muiomo (Jonathan) FV Illertissen (Alemanha)
34. Gianluca Lorenzoni (Gianluca) (sem clube)
Avançados:
35. Amâncio Canhemba (Neymar) Fer. Maputo (Moçambique)
36. Elias Pelembe (Domingues) UD Songo (Moçambique)
37. Witiness Quembo (Witi) Dibba Al-Hisn (Emirados Árabes Unidos)
38. Gildo Vilanculos (Gildo) Académica de Coimbra (Portugal)
39. Stélio Ernesto (Telinho) Fer. Nampula (Moçambique)
40. Isac de Carvalho (Isac) Costa do Sol (Moçambique)
41. Stanley Ratifo (Ratifo) Chemie Leipzig (Alemanha)
42. Kamo Kamo (Kamo Kamo) UD Songo (Moçambique)
43. Dayo António (Dayo) Fer. Beira (Moçambique)
44. Melque Alexandre (Melque) Black Bulls (Moçambique)
45. Pachoio Lau Ha King (Lau King) UD Songo (Moçambique)
46. Elias Macamo (Elias) Desportivo de Nacala (Moçambique)
47. Chamito Alfândega (Chamito) Black Bulls (Moçambique)