O Secretário-Geral da Frelimo e Candidato Presidencial, Daniel Chapo, esteve em actividades de pré-campanha na província da Zambézia, no âmbito da preparação das eleições presidenciais, legislativas e das Assembleias Provinciais.
À sua chegada a Quelimane, capital provincial da Zambézia, o candidato da Frelimo foi recebido pelos membros do partido naquele ponto do país que o aguardava. Usando da palavra, Daniel Chapo começou por agradecer centenas de membros que afluíram em massa para o saudar.
O Candidato Daniel Chapo explicou que estava na Zambézia para trabalhar por dois dias, com o objectivo de afinar a máquina da Frelimo para vitória de outubro próximo. Daniel Chapo disse que estava na Zambézia para preparar a vitória em todos os sentidos, e que vai trabalhar com os órgãos do partido a todos níveis, que trabalham dia e noite para vitória da Frelimo.
Reafirmou o seu compromisso para com o desenvolvimento da província da Zambézia, uma vez que aquela província está no seu coração.
No seu discurso, Daniel Chapo falou da agricultura, e explicou que a província possui as terras mais aráveis do país, rios e todas condições para desenvolver agricultura. Segundo ele, Zambézia é terra de arroz, mathago, peixe, camarão, entre outras produtos de valor imensurável.
A Frelimo no seu manifesto aprovado na última sexta-feira pelo Comité Central, segundo Daniel Chapo, prevê desenvolver a agricultura, e na Zambézia, por exemplo, pretende instalar indústrias que vão processar os diversos produtos agrícolas e não só, o que vai assegurar emprego para jovens.
Sobre os jovens, o Candidato Presidencial da Frelimo garantiu que pretende continuar a construir habitação para esta camada etária, mas também e sobretudo infraestrutura a terra e disponibilizar aos jovens para construir as suas casas.
Ainda citando o manifesto, Daniel Chapo disse que pretende construir um banco de desenvolvimento onde vão ser definidas linhas de financiamento para jovens, porque além de emprego os jovens precisam de ser empreendedores. Para aqueles que já tem seus próprios negócios, pretende disponibilizar financiamento para que possam crescer e atingir outros patamares e serem gestores de grandes empresas.
A Frelimo pretende, segundo o manifesto, fomentar a formação de jovens em artes e ofícios para produzirem renda para seu sustento e criarem emprego para outros jovens.
Daniel Chapo referiu que pretende apostar no sector do turismo na província da Zambézia, que tem praias e locais históricos e outras potencialidades turísticas que precisam de ser exploradas.
Falando da cultura, o candidato primeiro saudou os grupos culturais que o receberam e disse que vai continuar a apostar na valorização da cultura, potenciando as diversas manifestações artístico-culturais que simbolizam cada região do país, porque é nossa riqueza.
O candidato falou do combate à corrupção, que faz mal a todos nós. Afirmou que o dinheiro que devia construir mais infraestruturas sociais é desviado para uma ou um grupo de pessoas, prejudicando a maioria. Para ele, esta prática faz mal a nossa sociedade e é preciso combater os corruptos e os corruptores.
Segundo o camarada Daniel Chapo não podemos achar normal uma mãe ir ao hospital e para dar parto ter que subornar a parteira, ou os jovens tenham que pagar para ter emprego.
Daniel Chapo disse que uma das suas apostas é a educação, onde pretende melhorar a qualidade de ensino. Disse que vai apostar na divulgação da nossa história e dos valores morais nas crianças e jovens para que conheçam as suas origens e respeitem os mais velhos e cresçam com alto espírito patriótico.
O candidato presidencial da Frelimo disse que pretende continuar a dialogar com funcionários públicos para ouvir e buscar soluções das suas preocupações. Assegurou que vai melhorar as condições de trabalho dos funcionários públicos, mas acima de tudo exigir que eles melhorem também o seu desempenho.
Na área da saúde, o Candidato disse que pretende construir mais unidades sanitárias, mas sobretudo alocar medicamentos de qualidade e quantidade. O camarada Daniel Chapo defende que os utentes das unidades sanitárias devem sentir-se acolhidos e bem tratados pelos profissionais da saúde.
Acrescentou que vai continuar a trabalhar no desenvolvimento da indústria, do comércio e na assistência aos idosos que merecem nosso respeito e consideração.
“Não podemos chamar aquele que nos nasceu de feiticeiro ou feiticeira, e se fizermos isso hoje, como jovens, os nossos filhos nos farão no futuro”, disse Chapo tendo na ocasião ter assegurado que vai continuar a pagar subsídio básico aos idosos a tempo e horas.
Especial atenção a Zambézia
Daniel Chapo disse que a Zambézia merece atenção especial pois é o segundo maior círculo eleitoral, por isso que no dia 9 de outubro todos devem ir votar.
Contou a parábola da falta de comparência no jogo, onde a equipa presente deve se fazer ao campo e os adeptos até chegam antes para carimbar e celebrar a vitória. Disse que nas eleições de outubro será eleito o Presidente da República, os deputados da Assembleia da República, os membros das assembleias provinciais e a Frelimo deve repetir a vitória das últimas eleições.
“Na lista dos membros candidatos a Assembleia Provincial existe o cabeça de lista, o camarada Pio Matos, e ao votar na Frelimo estamos a votar nele”, apresentou o cabeça de lista aos presentes e deu a palavra para saudação.