Mais uma fatalidade envolvendo um garimpeiro na concessão da Montepuez Ruby Mining

Perto das 19:00 horas do dia 2 de Junho de 2024, um corpo de um mineiro ilegal foi apresentado a um membro da equipa de segurança da Montepuez Ruby Mining (MRM) por um grupo de sete mineiros ilegais.

Eles informaram que a morte foi resultado de deslizamento de terra numa escavação ilegal dentro da concessão da MRM. O incidente foi comunicado à central de controle que, imediatamente, informou o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e a Polícia da República de Moçambique (PRM).

Às 10:30 horas do dia 3 de Junho de 2024, dois agentes do SERNIC, o Comandante da Polícia de Namanhumbir e um médico chegaram ao local do incidente e procederam com a entrega do corpo à família do finado. A MRM não tem detalhes da identidade do finado.

A MRM desenvolve actividade de comunicação permanentes, no sentido de consciencializar as comunidades circunvizinhas (onde os mineiros ilegais se abrigam temporariamente) sobre os perigos da mineração ilegal, para evitar que os indivíduos coloquem em risco a si e aos outros.

Este incidente foi levado ao conhecimento das autoridades de nível nacional e provincial, na esperança de que acções proactivas sejam levadas a cabo contra aqueles que financiam, facilitam e encorajam o comércio ilegal de rubis moçambicanos, prejudicando Moçambique e a sua população, devido à perda de vidas e privação das tão necessárias receitas fiscais provenientes dos recursos minerais do país.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Content Protection by DMCA.com