O Presidente da República reconduziu, na quinta-feira (09.05), através de Despacho Presidencial, Adelino Manuel Muchanga para o cargo de Presidente do Tribunal Supremo. A decisão, segundo uma nota da Presidência da República, foi tomada após uma auscultação ao Conselho Superior da Magistratura Judicial.
No mesmo documento, a “Ponta Vermelha” explica que a recondução de Adelino Muchanga é feita tendo decorrido o prazo legalmente estabelecido no número 1 do artigo 53 da Lei número 24/2007, de 20 de Agosto.
Adelino Muchanga exerce as funções de Presidente do Tribunal Supremo desde 2014.
Ainda ontem, Filipe Nyusi nomeou Catarina Tivane Nhampossa para o cargo de Reitora da Universidade Save e Custódio Fabião Zandamela para o cargo de Reitor da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL).
Através de Despachos Presidenciais separados, o Presidente nomeou, também, Hipólito Francisco Moisés Salomão Sengulane e Albino Alves Nito da Silva Simione para o cargo de Vice-Reitor da Universidade Save.
Num outro dispositivo legal, o Presidente da República exonerou José de Jesus Mateus Pedro Mandra do cargo de Reitor da Academia de Ciências Policiais. (JP/IMN)