Frelimo marca para o dia 03 de maio próximo o “conclave extraordinário” para a escolha do candidato presidencial

A Comissão Política do Partido Frelimo (CP) convocou para o dia 03 de maio próximo, a realização da I sessão extraordinária do Comité Central (CC) a ter lugar na Escola Central do Partido, na cidade da Matola, província meridional de Maputo.

A sessão extraordinária tem apenas um ponto de agenda que é a eleição da candidatura à Presidência da República.

A decisão foi anunciada pela Porta-voz da Frelimo, Ludmila Maguni, que falava na segunda-feira (22.04) no briefing com a Imprensa, minutos após a 24ª sessão ordinária da CP, evento que teve lugar na cidade de Maputo.

Além de analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do país, a reunião da CP, órgão máximo no intervalo do CC visava definir e propor o candidato do partido à Presidência da República, nas eleições gerais e provinciais a terem lugar a 09 de outubro próximo.

Sabe-se que até este momento, a Porta-voz do partido do batuque e da maçaroca, oficialmente, ainda não anunciou os nomes dos possíveis candidatos. “Ainda não foram avançadas as candidaturas; ainda não temos nomes a anunciar”, disse Ludmila Maguni, Porta-voz da Frelimo.

Algumas fontes bem posicionadas revelaram à “Integrity Magazine News” que o actual membro da Comissão Política, José Pacheco está na lista dos favoritos, ou seja, é quem até aqui reúne consenso para a possível sucessão do Filipe Jacinto Nyusi, no comando do partido Frelimo e na candidatura às presidenciais de 9 de outubro próximo.

Entretanto, em roteiros mediáticos também se avançam nomes de figuras como Amélia Muendane, António Hama Thai, Celso Ismael Correia, Jorge Ferrão, Roque Samuel Silva, Alberto Vaquina, Aires Ali, Luísa Diogo, Basílio Monteiro, Bernardino Rafael, Samora Machel Júnior, Teodoro Waty e Hélder Muteia.

De referir que o actual Presidente da República e da Frelimo está constitucionalmente impedido de voltar a concorrer para a chefia de Estado porque cumpre actualmente o segundo mandato, depois de ter sido eleito em 2015 e reeleito em 2019.

No entanto, o prazo limite para apresentação ao Conselho Constitucional das listas de candidatos a Presidente da República nas eleições de outubro é 10 de junho. (Nando Mabica)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *