“Terrível tragédia na Rússia”: Cinco terroristas associados ao ISIS matam mais de 60 pessoas numa casa de shows

Um ataque com armas de fogo em uma sala de concertos dentro de um shopping próximo a Moscovo, na Rússia, deixou mortos e feridos na sexta-feira (22/3), segundo a imprensa local.

Ao menos 60 pessoas foram mortas e mais de 145 ficaram feridas no ataque, segundo o FSB (serviço russo de segurança). Não há nenhum registro de moçambicanos entre as vítimas.

De acordo com as informações iniciais, um grupo de ao menos cinco pessoas armadas, com uniformes tácticos, fizeram disparos na sala de concertos, enquanto as pessoas aguardavam uma apresentação da banda de rock russa Picnic.

Vídeos na sala de concertos em Krasnogorsk, subúrbio de Moscovo, mostram pelo menos quatro pessoas atirando indiscriminadamente contra o público, que gritava e tentava fugir.

Os atiradores estão sendo procurados pela polícia.

No entanto, uma testemunha ocular disse ao canal Mash, no Telegram, que havia “pelo menos cinco” atiradores no local. “Agiam como combatentes treinados”, diz o relato. “No momento que entraram no prédio, os guardas e as pessoas que estavam na porta foram mortas. Depois, bloquearam a entrada principal.”

“Os terroristas estavam armados com fuzis Kalashnikov”, continua o relato. “Alguns carregavam coletes com várias munições. Pelo menos dois dos homens estavam carregando mochilas, acredito que com coquetéis molotov.”

Entre os feridos no tiroteio estavam crianças, segundo uma autoridade local de Moscovo em entrevista a uma agência de notícias russa. Elas estavam participando de uma competição de dança de salão quanto o tiroteio começou. Os pais desses jovens também estavam no local.

Várias explosões foram ouvidas e houve um grande incêndio no prédio, o que causou o desabamento de parte do telhado próximo ao local.

O fogo tomou conta do telhado e da fachada do shopping e fumaça e chamas são visíveis no horizonte do centro de Krasnogorsk.

Cerca de 100 pessoas teriam sido resgatadas no topo do centro comercial, segundo autoridades envolvidas no resgate.

Um vídeo obtido pela agência de notícias Reuters mostra um grande incêndio e fumaça saindo do salão onde ocorreu o ataque.

Diversos grupos de forças especiais russos entraram no local. O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque em seu canal no Telegram. No entanto, não há confirmação sobre a autoria.

A postagem do grupo radical islâmico não foi verificado de forma independente.

Também conhecido como ISIS, o grupo já realizou ataques em vários países. Mas o correspondente de segurança da BBC, Gordon Corera, lembra que, em outras ocasiões, o Estado Islâmico já assumiu a responsabilidade por ataques com os quais não teve nada a ver.

Horas depois, o presidente russo Vladimir Putin ainda não se pronunciou directamente sobre o atentado. Mas desejou boa recuperação aos feridos por meio da vice-primeira-ministra, Tatiana Golikova, segundo a agência Tass. “Informamos ao presidente sobre o estado de saúde dos pacientes. O presidente desejou recuperação a todos e expressou gratidão aos médicos”, disse a repórteres.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou o ataque de terrorista.

Já o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e ex-presidente Dmitri Medvedev afirmou que o país irá responder o ataque com “execuções totais de terroristas e repressão de suas famílias” e levantou suspeitas sobre Kiev, que nega envolvimento. “Se ficar provado que se trata de terroristas do regime de Kiev, é impossível lidar com eles e com os seus inspiradores ideológicos de outra forma. Todos eles devem ser encontrados e impiedosamente destruídos”, disse Medvedev.

Em 7 de março, o FSB da Rússia disse ter evitado um ataque a uma sinagoga em Moscovo que estava sendo planejado por uma célula do Estado Islâmico.

O FSB disse que os agressores abriram fogo durante a tentativa de prisão e foram “neutralizados pelo fogo rival”, mas poucos detalhes foram fornecidos sobre esse caso.

‘Terrível tragédia’

O governo da Rússia descreveu o incidente como um “ataque terrorista”. Policiais e bombeiros estão no local acompanhando o caso.

Imagens nas redes sociais mostram homens armados dentro do centro comercial.

“Todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para prestar assistência às pessoas afetadas pelo ataque terrorista”, disse a FSB em nota.

O Edil de Moscovo, Sergey Sobyanin, chamou o ataque de “terrível tragédia”. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia classificou o episódio como “um ataque terrorista sangrento”.

Um correspondente da agência de notícias estatal Tass disse que cerca de um terço do edifício foi incendiado.

A banda de rock Picnic emitiu um comunicado informando que todos os integrantes e membros da sua equipe estão “vivos e seguros”.

“Ocorreu uma tragédia cuja escala ainda não podemos avaliar”, afirmou o comunicado.

O Ministério da Cultura russo divulgou que todos os grandes eventos foram cancelados no país neste fim de semana.

Ucrânia ‘não tem nada a ver’

Um assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a Ucrânia, que está em guerra com a Rússia desde fevereiro de 2022, não tem qualquer relação com o ataque desta sexta-feira.

Num post no Telegram, Mykhailo Podolyak disse: “Sejamos claros, a Ucrânia não tem absolutamente nada a ver com estes acontecimentos”.

Governos e ONU condenam o ataque

O Ministério das Relações Exteriores informou em nota que “não se tem notícia de nenhum cidadão brasileiro vítima do ataque”.

A Embaixada brasileira em Moscovo, segundo a pasta, “permanece em funcionamento para atender brasileiros em situação de emergência”.

A pasta expressou condolências e solidariedade “ao povo e ao governo da Rússia e reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo.”

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou veementemente o ataque terrorista perpetrado nesta sexta-feira em uma sala de concertos nos arredores da cidade de Moscovo, na Rússia, onde cerca de [60] pessoas foram mortas e mais de 100 feridas.

Segundo agências de notícias, vários homens armados atiraram em civis que estavam em um show de rock no que está sendo considerado um dos ataques mais mortíferos à Rússia em décadas.

Reacção do Conselho de Segurança

Em seu comunicado, o líder da ONU enviou condolências às famílias enlutadas, aos cidadãos e ao governo russo. Ele também desejou a todos os feridos uma rápida recuperação.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas também emitiu uma nota afirmando que este “ato repreensível de terrorismo resultou na grave perda de dezenas de vidas e deixou mais de 100 feridos, alguns em estado crítico”.

O comunicado transmitido pelo Japão, que detém a presidência rotativa do órgão, condenou nos termos mais fortes o ataque, qualificado como “hediondo” e “covarde”.

Os membros do Conselho de Segurança reafirmaram que o terrorismo, em todas as suas formas e manifestações, constitui uma das ameaças mais graves à paz e à segurança internacionais.

O órgão sublinhou a necessidade de “responsabilizar os perpetradores, organizadores, financiadores e patrocinadores destes atos repreensíveis de terrorismo e levá-los à justiça”. O comunicado pede que todos os Estados cooperem ativamente com o governo russo e com todas as outras autoridades relevantes a este respeito.

Os membros do Conselho de Segurança reiteraram que quaisquer atos de terrorismo são criminosos e injustificáveis, “independentemente da sua motivação, onde, quando e por quem foram cometidos”. (INTEGRITY/BBC/CNN/Estadão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *