Em Nampula: Detida quadrilha de funcionários bancários e da educação por desvio de 18 milhões

Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), na cidade de Nampula, deteve, há dias, cinco funcionários bancários e do sector da educação, no distrito de Rapale, indicados no roubo de 18 milhões de meticais, com recurso a esquemas fraudulentos.

Dos detidos, três são do sector de educação, e dois do Banco Comercial de Investimento (BCI), que para alcançar os seus intentos recorriam a falsificação de documentos, segundo deu a conhecer a Porta-voz do SERNIC em Nampula, EninaTsinine.

S. Paiva, professor afecto ao distrito de Rapale, considerado cabecilha do grupo, já
confessou o seu envolvimento no crime de que é acusado. Com quatro contas bancária, numa única agência, o indiciado decidiu cancelar uma das suas contas, mediante a apresentação de certidão que atestava sua própria morte.Tsinine explicou que o esquema para roubar ao Estado foi montado no ano de 2018.

“Para lograrem os seus intentos, os indivíduos em causa, abriram 40 contas bancárias falsas, para o pagamento de salários mensais, via SISTAF, a funcionários fantasmas do sector de educação desde 2018” esclareceu Tsinine.

Outros dados em nosso poder, referem que para além de pagamento dos salários, os falsos funcionários efectuavam empréstimos bancários, passando algum tempo apresentavam certidão de óbito dos mutuários, lesando assim o Banco.

A porta-voz dos SERNIC está convicta que a rede criminosa envolve mais pessoas, que faziam parte do processo de emissão dos boletins de óbitos falsos, que eram posteriormente exibidos aos bancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *