O técnico Chiquinho Conde já está a desempenhar actos próprios de um seleccionador nacional, mesmo sem ter, ainda, chegado a acordo formal com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), na medida em que prevalece um desentendimento em relação à cláusula que faz cair a validade da ligação caso os “Mambas” não consigam a qualificação para o CAN-Marrocos-2025, cuja disputa da fase de apuramento vai decorrer nos próximos três meses, de Setembro a Novembro deste ano.
Na semana passada, a pedido da FMF, Chiquinho Conde entregou a lista dos jogadores pré-seleccionados para os jogos das duas primeiras jornadas do Grupo “I” de qualificação para o CAN-2025, em que os “Mambas” vão enfrentar o Mali e a Guiné-Bissau, em Bamako e Maputo, respectivamente.
Uma publicação do jornal Desafio refere que a entrega da lista dos jogadores pré-seleccionados aconteceu dias depois de o técnico ter desembarcado em Maputo, no domingo da semana passada (04), ido de Portugal, onde esteve desde que saiu do país com os “Mambas” a 7 de Junho, para Marrocos, onde três dias depois (10) jogaram e venceram a Guiné Conacri (1-0), em jogo da quarta jornada do Grupo “I” da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA de 2026.
Da lista, Kadre, Ejaita e Hamed, da Associação Black Bulls (ABB), ora recentemente naturalizados, integram a pré-convocatória dos Mambas.
Composta por 47 jogadores, na pré-convocatória dos Mambas há ausentes e regressados. Lau King não consta da lista depois de ter estado nos últimos compromissos da selecção nacional na dupla jornada contra Somália e Guiné Conacri, em jogos referente à qualificação para o Mundial 2026.
Entre os regressados, destaca-se o internacional moçambicano Shaquille Nangy, agora ao serviço do Sagrada Esperança, emblema que milita no principal escalão do futebol angolano, Girabola.
O destaque vai também para Amâncio Canhemba, jogador do Ferroviário de Maputo, que na reabertura da segunda volta do Moçambola marcou dois golos na vitória da sua equipa diante do seu homónimo de Lichinga. Tirando essas novidades, Chiquinho Conde manteve a estrutura das últimas convocatórias.