Depois do ver o seu nome amplamente manchado e beliscado devido aos contornos das eleições autárquicas de 2023 e ter a sua liderança contestada ao nível clérigo, eis que um ofício datado de 20 de março de 2024 da Igreja Anglicana em Moçambique, Diocese dos Libombos Comunhão Anglicana informa que Dom Carlos Simão Matsinhe passará para a reforma de Bispo Diocesano.
Conforme consta no documento em alusão, “servimo-nos deste meio para vos comunicar que Dom Carlos Simão Matsinhe, actual Bispo da Diocese dos Libombos e Primaz da Igreja Anglicana de Moçambique e Angola (IAMA), irá, em breve, nos termos legais, reformar.”
“Assim sendo, está marcado para o dia 14 de julho de 2024 a celebração de uma Missa de Acção de Graças a Deus, pelos 45 anos do ministério ordenado ao serviço de Deus, acto público que assinalará o fim do exercício das funções de liderança eclesiástica do referido prelado”, refere a Igreja.
De acordo com a Diocese dos Libombos, “o local e a hora da referida celebração, serão anunciados oportunamente. Desde já, solicitam-se orações de todos os crentes desta Diocese e Igreja em geral, para que esta celebração se realize conforme a vontade de Deus.”
De referir que a passagem à reforma do Bispo Dom Carlos Matsinhe já estava prevista, entretanto, a estranheza está no período que coincide com a tempestade eleitoral e pós-eleitoral que se espera que aconteça ao longo deste ano, razão pela qual, a IAMA espera estar afastada da confusão. (INTEGRITY)