“Forte lobby pressiona Nyusi para autorizar o regressos às aulas presenciais” – Marcelo Mosse

De Marcelo Mosse,

Forte lobby pressiona Nyusi para autorizar o regressos às aulas presenciais

Pois é, Filipe Nyusi está a ser pressionado para autorizar o regresso das aulas presenciais. Seu pré-anunciou que apontava 27 de Julho como data para o regresso dos alunos das Décimas-segundas classes à escola era como que um teste destinado a medir o pulso da opinião pública.

A reação generalizada foi negativa. A cada dia que passa, o número de cidadãos infectados não para de crescer. Nossa encruzilhada sinistra também por causa das fronteiras éporosas (vejam-se os os níveis de infecção na RAS e no Malawi). Desencoraja!

O Ministro da Saúde tem sido comedido. Mas…depois do recuo de Nyusi, cedendo à pressão popular, o lobby em causa volta a atacar. Agora a tarefa é lançar para a opinião púbica a ideia de que o regresso às aulas não é nenhum drama; que os alunos podem ser infectados; pois com isso ganham imunidade (atrás da formação de anticorpos); e volta tudo à normalidade. Esta narrativa vai sendo replicada. Fiquem atentos!

Desconheço o mérito da teoria. Se ela funciona ou não. Mas não me recordo de ter lido antes uma recomendação científica similar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *