Jovem com Coronavírus abandona quarentena domiciliária e vai visitar o namorado

Trata-se uma jovem de 21 anos de idade, recém-regressada da vizinha África do Sul e com diagnóstico positivo do novo Coronavírus, no último domingo, no distrito de Zavala, província de Inhambane.

A jovem devia estar em quarentena domiciliária em Zavala, porém, desrespeitou a medida e foi para casa do namorado em Inharrime, outro distrito da mesma província.

Desde domingo passado que as equipas de saúde tentavam localizar a jovem infectada, mas sem sucesso, uma vez que o celular que ela disponibilizou às autoridades não estava a funcionar.

Depois de um trabalho exaustivo, a equipa chegou até à casa da jovem. Para o espanto e preocupação de todos, ela não estava e a mãe na sabia sobre o seu paradeiro.

Nem nenhum outro familiar da jovem sabia dizer onde a mesma estava, até que um dos conhecidos da jovem deu a conhecer às autoridades de saúde sobre a existência de um namorado da paciente, no distrito de Inharrime.

Nem mesmo essa busca foi fácil, uma vez que o namorado e a mãe deste não colaboravam com as autoridades. Foi necessário o envolvimento da Polícia para localizar a paciente na casa do referido namorado e colocá-la em quarentena institucional, vigiada 24 horas por dia.

A decisão foi tomada pelo facto de a jovem e os familiares não terem colaborado com as autoridades. E por receio de a mesma não cumprir a quarentena domiciliária, conforme as recomendações das autoridades. Ela encontra-se no Hospital Distrital de Quissico, sob vigilância da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Em resultado da desobediência à quarentena domiciliária, a jovem manteve contactos com diversas pessoas, das quais pelo menos 27 já identificadas. A equipa da saúde colheu amostras para análises no laboratório do Instituto Nacional de Saúde (INS), em Maputo.

Refira-se que, neste momento, a província de Inhambane tem mais de 200 pessoas em quarentena domiciliária, grande parte delas recém-regressadas da África do Sul.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *