O processo de descentralização, ora em curso no país, cujo pacote foi acordado entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama

Junta Militar: Ivone Soares entrou no mato

A deputada da Assembléia da República pela Bancada Parlamentar da Renamo, Maria Ivone Soares “entrou no mato” no que tange à filosofia do seu partido em relação à autoproclamada junta militar liderada por Mariano Nhongo.

É que, Ivone Soares, na altura chefe da Bancada da Renamo na AR, numa das suas últimas alocuções nessa qualidade, disse categoricamente que apoiava a causa de Mariano Nhongo e que ele era filho da Renamo.

“São nossos filhos, nós saberemos resolver os nossos problemas. Deixem a Renamo resolver os seus problemas”, disse Ivone Soares referindo-se ao grupo liderado por Mariano Nhongo.

As declarações de Ivone Soares entram em choque com a posição oficial do seu partido que é de não dialogar com o dissidente Nhongo

José Manteigas porta-voz da Renamo, em entrevista recente com o Canal de Moçambique disse, de forma categórica, que não pode dialogar com Mariano Nhongo porque duvida da sua agenda, pois ele até tem acesso privilegiado à TVM e à RM para atacar a Renamo e o seu presidente.

Além de José Manteigas, o próprio presidente da Renamo, Ossufo Momade, disse que nunca iria conversar com Mariano Nhongo porque o ameaçou de morte.

Em relação ao processo em curso de desarmamento, desmobilização e reintegração, a Renamo reitera o seu compromisso com esse processo para o alcance da paz efectiva.

“O assunto do processo de desarmamento, desmobilização e reintegração está sob alçada do Estado. O nosso compromisso continua o mesmo, de manter a paz e reconciliação nacional.

“A Renamo é uma família. E nas nossas famílias, quando alguém não concorda com alguma coisa, senta-se com a família. Não foi o que aconteceu com ele, que, movido pelas razões que ele conhece, desertou das fileiras da Renamo. Alguém que desertou, não é possível falar com ele”, disse Manteigas, distanciando-se das declarações da sua antiga chefe da bancada, o que torna evidente divergências profundas no seio da Renamo.

Fonte: magazineindependente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *