Galiza Matos Jr. pede a anulação do Diploma de Honra atribuído a Joe Williams

Um pouco na sequência de um artigo publicado há poucos dias na “Carta”, em que questionávamos a aparente apatia de diversos sectores do partido no poder, relativamente à atribuição de um Diploma de Honra a Joe Williams – o “profeta” mais farrista deste país – pelo Comité Provincial de Inhambane, eis que surge a primeira reacção, vinda de uma figura de peso do cinquentenário: o deputado Edmundo Galiza Matos Júnior, membro do Comité Provincial de Maputo e porta-voz da bancada parlamentar da Frelimo.

Numa missiva datada de 18 de Dezembro, dirigida ao Secretariado do Comité Central da Frelimo, com conhecimento do Comité Provincial de Inhambane, Galiza Jr. solicita ao Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, “a retirada imediata do Diploma de Honra passado a favor do cidadão Joe Williams”. Segundo o deputado, o pedido de revogação surge “ao abrigo dos Estatutos do Partido e do seu próprio interesse”.

Para sustentar a sua solicitação, Galiza Jr. cita os nºs 1 e 2, do art.º 13, dos supracitados Estatutos da Frelimo, referentes aos “Deveres especiais dos membros e dirigentes de órgãos”.  O deputado e porta-voz da bancada centra-se particularmente na alínea a) do nº 2 do aludido artigo, o qual determina que “cumpre, em especial aos membros e dirigentes de órgãos, garantir o prestígio, a dignidade e a integridade pública das funções exercidas com base no mérito, profissionalismo e ética”.

De referir que, há alguns dias, o porta-voz da bancada parlamentar da Frelimo fez circular nas suas redes sociais um “tweet” em que se insurgia contra o comportamento daquele religioso “swagger” que se autoproclamou “homem mais rico de Moçambique”.

A mensagem de Galiza Jr. dizia textualmente o seguinte: «A moral, os bons modos, os costumes, estão a perder-se com gente desta estirpe! Que se “cace” a licença da igreja (se é que existe?) deste Joe Williams. No interesse dos nossos filhos e netos, que podem ser influenciados e… desviados. De pastor não tem nada! Faça-se justiça, por quem de direito! Chega!!!»

Ora, se o porta-voz da bancada parlamentar deu o mote nesta controversa questão do Diploma de Honra de Williams, é de crer que outras figuras de peso no seio do partido Frelimo lhe sigam o exemplo. Ainda que, a propósito deste assunto, o visado tenha “profetizado” nas suas redes que “When JUSUS say yes, nobody can say no”…

Carta (H.L.)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *