Após ter passar 580 dias na cadeia: Lula da Silva é solto

O antigo presidente do Brasil, Lula da Silva, foi solto esta sexta-feira após ter passado 580 dias na cadeia, condenado a 12 anos e um mês de prisão, por alegada corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarajá.

A sentença do ex-presidente brasileiro ainda foi reduzida para oito anos e 10 meses pelo Tribunal Superior de Justiça, mas a melhor notícia para a defesa do antigo governante surgiu esta quinta-feira e foi agora confirmada.

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal alterou a jurisprudência e proibiu a prisão após condenação em segunda instância dos réus que recorrem para tribunais superiores.

Lula da Silva foi preso após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), num processo sobre a posse de um apartamento, que os procuradores alegam ter-lhe sido dado como suborno em troca de vantagens em contratos com a estatal petrolífera Petrobras pela construtora OAS.

Além de Lula da Silva, a decisão do Supremo pode resultar na libertação de outros 5.000 réus condenados, entre os quais 38 indivíduos presos no âmbito da ‘Lava Jato’, a maior operação contra a corrupção no Brasil, segundo o Ministério Público Federal.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *