O Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique de Moçambique (ISCTEM) e a Ordem dos Farmacêuticos de Portugal rubricaram hoje em Maputo (01 de Novembro), um acordo de cooperação para o desenvolvimento de actividades de investigação científica na área das Ciências Farmacêuticas.
A iniciativa visa a formação de docentes da área farmacêutica desta instituição de ensino superior moçambicana, aconselhamento e apoio na planificação curricular, colaboração na área científica, destacamento de docentes portugueses para o ISCTEM, entre várias outras actividades.
Importa destacar que o ISCTEM foi a primeira instituição a introduzir o curso superior de Farmácia em Moçambique.
O memorando foi assinado, Director Geral do ISCTEM, Prof. Doutor Maomede Naguib Omar e pela Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Professora Doutora Ana Paula Martins.
Na ocasião o Director Geral do ISCTEM disse que a instituição fará de tudo para por em execução o protocolo não somente na licenciatura mais também a nível da pós graduação e investigação.
Por sua vez a Bastonária da ordem dos Farmacêuticos de Portugal a colaboração com o ISCTEM é prioritária sendo por isso que acredita que através do compromisso e confiança existente de ambos os lados se alcançarão os objectivos plasmados no acordo.
“ Acredito que Moçambique concretizara os seus objectivos estratégicos na área de educação e diferenciação dos seus quadros em particular na área farmacêutica” destacou.