Vamos colocar o dedo na ferida: as empresas públicas moçambicanas são vacas leiteiras de um certo partido que se julga proprietário de Moçambique

“Empresas públicas moçambicanas são vacas leiteiras de um certo partido”, Nini Satar

Sobre as vacas leiteiras!

Espanta-me que a imprensa moçambicana ainda preencha os seus noticiários com assuntos da LAM. A única culpa que esta companhia de bandeira tem é a de ser a face visível do descalabro total em que estão mergulhadas todas as empresas públicas.


Vamos colocar o dedo na ferida: as empresas públicas moçambicanas são vacas leiteiras de um certo partido que se julga proprietário de Moçambique. Quantos filiados a este conhecido partido são PCA não executivos de empresas públicas e jamais pisaram os seus escritórios? Mas no final de cada mês caiem-lhe em suas contas bancárias somas gordas do que os dos que todos os dias, pontualmente, estão nessas empresas a trabalhar.

Dizer que os voos da LAM atrasam ou são adiados por falta de combustível é imbecilizar o povo moçambicano. Mudar sistematicamente de PCA é atirar areia aos olhos do povo. Nenhum PCA, mesmo com as melhores credenciais do mundo, é capaz de colocar a LAM nos carris. O partido sabe o que se passa naquela e noutras tantas empresas públicas. São vacas leiteiras.

E a função da imprensa não é relatar simplesmente o que o partido anuncia. Deve haver questionamento. Investigação. Se bem que para o caso das empresas públicas moçambicanas nem é preciso muito esforço para se descobrir porquê elas andam nuas.

Esse proteccionismo barato que o Governo dispensa à LAM não nos vai levar a nada. Ou vende a empresa a privados, ou então aluga por 50 anos a interessados. Desde que estes não saiam do partido.

Sabiam que a Etiópia é o segundo país mais populoso de África e onde metade da sua população sofre de desnutrição crónica? No entanto, a sua companhia aérea, a Ethiopian Airlines, é uma das principais empresas fornecedoras de transporte aéreo em África e tem voos regulares para a Europa, a Índia e as cidades de Nova Iorque, Pequim e Xangai, a Washington, D.C., Rio de Janeiro e São Paulo, Toronto, Cantão e Hangzhou (China) e Karachi, Tóquio no Paquistão, Japão respectivamente.

Há quem anda a espezinhar a nossa soberania e todo nós sabemos quem!

Nini Satar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *